Governador lança a Swat paulista

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 6 de outubro de 2004

qua, 06/10/2004 - 9h30 | Do Portal do Governo

Composto por 30 policiais civis bem treinados, o Grupo Especial de Motos começou a funcionar oficialmente ontem. A equipe especializada vai atuar no combate aos seqüestros relâmpagos e crimes ocorridos no trânsito da Cidade

RITA MAGALHÃES

Uma polícia rápida e eficaz, mesmo no trânsito caótico e lento de São Paulo. Foi isso que o governador Geraldo Alckmin prometeu à população da Capital ao lançar ontem o Grupo Especial de Motos – uma equipe especializada com 30 policiais civis que vai atuar principalmente no combate a seqüestros relâmpagos e roubos ocorridos no trânsito.

O grupo trabalhará integrado com o serviço de inteligência da Polícia Civil e com o policiamento de carro e de helicóptero. Para isso, os policiais motociclistas contam – além de 40 motos Falcon 400 cilindradas e equipadas com sirene, highlight e suporte para armamento – com capacetes especiais que possibilitam a comunicação entre a equipe e os policiais da base de gerenciamento de dados.

A idéia da equipe de motocicletas surgiu, segundo o governador, para surpreender os bandidos que se aproveitam da lentidão do trânsito para promover assaltos nos congestionamentos.

‘São Paulo é a cidade mais motorizada do mundo, mais do que Tóquio e mais do que Nova York. São 5,5 milhões de veículos nas ruas na Cidade. Daí os bandidos aproveitam esse trânsito para assaltos e roubos seqüestros relâmpagos. Por isso, a necessidade de a cada vez mais de termos policiamento de motocicleta’, disse Alckmin.

Os policiais que vão compor a equipe passaram por três meses de curso e treinamento especial. No Exército, eles aprenderam técnicas de abordagem e escolta sobre motos e, na Academia da Polícia Civil, se especializaram em primeiros socorros, tiros e policiamento repressivo com motocicletas. Os candidatos também fizeram um curso de pilotagem avançada oferecido pela Honda.

Eles usarão uniformes de alta tecnologia desenvolvimentos exclusivamente para esse tipo de policiamento. A roupa, feita de cordura, um tecido leve e altamente resistente a atritos, além de 100% impermeável, possui proteção lombar, nos ombros, costas, cotovelos e joelhos.

O objetivo era formar 40 policiais para o grupo – mesmo número de motocicletas -, mas apenas 33 foram aprovados nos exames. Outros 40 estão sendo treinados, mas ainda não há previsão de quando reforçarão a equipe. Segundo Alckmin foram investidos R$ 900 mil na criação do grupo.

De acordo com o delegado Oswaldo Nico Gonçalves, o grupo de motocicletas vai começar atacando as áreas de maior incidência de seqüestro relâmpago. Os locais, segundo ele, serão os apontados pelo Infocrim (Sistema de Informações Criminais), que mapeia locais, horários e dias de ocorrência criminal na Capital.

Atualmente, os bairros de Moema, Campo Belo e Brooklin são os de maior incidência de roubos e seqüestros relâmpagos. Entre os corredores mais visados pelos criminosos estão as avenidas Ibirapuera, Águas Espraiadas (atual Jornalista Roberto Marinho), Nove de Julho, Morumbi e Rua EUA, nos Jardins.