Governador entrega 115 viaturas para a região

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 18 de dezembro de 2003

qui, 18/12/2003 - 9h40 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Após a solenidade na EE Marquês de São Vicente e vistoria das obras de restauração do Teatro Coliseu, o governador Geraldo Alckmin entregou 115 novas viaturas para as polícias Militar, Rodoviária e Técnico-Científica da Baixada Santista. Pouco antes, visitou a Catedral de Santos, onde foi recepcionado pelo padre José Myalil Paul.

A entrega das viaturas foi realizada na Praça José Bonifácio, no Centro. Para a Polícia Militar, foram entregues 44 viaturas, sendo 15 para a Ronda Escolar e 29 para o Policiamento Integrado. Dessas, 11 viaturas são destinadas à Cidade; duas para Bertioga; cinco para Cubatão; seis para Guarujá; quatro para Itanhaém; quatro para Mongaguá; seis para Praia Grande e também seis para São Vicente.

Com 68 novas viaturas destinadas ao policiamento rodoviário, a Secretaria de Estado de Segurança Pública pretende proporcionar à PM uma atuação rápida em ocorrências registradas nas cidades e também no Sistema Anchieta/Imigrantes (SAI).

‘‘Entre os delitos que estarão recebendo uma maior atenção durante a Operação Verão está o roubo a transeuntes, geralmente cometido por indivíduos entre 16 e 21 anos’’, destacou o secretário de Estado da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho.

O secretário destacou ainda que a criminalidade se deve ao alto nível de desemprego e à queda de renda mensal. ‘‘Há certos pontos em que a Polícia fica enxugando gelo. É preciso melhorar as condições de vida da população, para que as pessoas tenham oportunidades de sustento. Isso não justifica a atuação no crime, mas é um dos fatores’’.

Cavalaria, tropas especiais e aumento do efetivo — que deverá somar um total de 1.645 policiais — também fazem parte das medidas da Operação Verão. O comandante geral da Polícia Militar no Estado de São Paulo, coronel Alberto Silveira Rodrigues, informou que os primeiros reforços para a Baixada Santista chegam no próximo dia 26.