Governador de São Paulo anuncia investimentos no Grande ABC

Diário do Grande ABC

qui, 02/07/2009 - 7h50 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, José Serra, anunciou nesta quarta-feira que os municípios de Santo André, São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires, além de Itapecerica da Serra, receberão recursos de R$ 213 milhões a serem investidos em obras complementares à construção do Rodoanel. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva sobre o lançamento do primeiro ônibus movido a hidrogênio da América Latina, ocorrido em São Bernardo, na sede da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Entre as outras autoridades que compareceram ao lançamento do veículo estavam o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella; os prefeitos Luiz Marinho, de São Bernardo, e Adler Kiko Teixeira, de Rio Grande da Serra; os deputados estaduais Orlando Morando e Vanessa Damo; e o diretor geral do Departamento de Gás Natural, Marco Antonio Martins de Almeida, enviado como representante do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O presidente da EMTU, Júlio de Freitas Gonçalves, também falou sobre futuros investimentos no Grande ABC. Segundo ele, o corredor metropolitano ABD, que liga São Mateus a Jabaquara, passando por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá, receberá R$ 39 milhões para que seja executada a eletrificação total do sistema, que em alguns trechos ainda não conta com a tecnologia dos trólebus.

A verba ainda prevê a repontencialização da rede aérea existente, o que permitirá a extensão do serviço, incluindo a criação do corredor Diadema/São Paulo. “O contrato de licitação está para ser assinado nestes próximos dias. As obras devem começar em agosto e esperamos que sejam concluídas até março de 2010”, afirmou o presidente da EMTU. O novo corredor deverá atender a uma demanda de 12 mil passageiros por dia.

Melhorias – O transporte público não foi o único tema tratado pelo governador José Serra durante visita à região. O político também confirmou a construção de uma AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Mauá. “Assim que a prefeitura nos entregar um local, o governo do Estado entrará com os equipamentos”, garantiu.

No próximo ano, Mauá também deverá contar com a inauguração de uma segunda unidade da Etec (Escola Técnica Estadual). Já os munícipes de Diadema poderão utilizar os serviços da primeira Fatec (Faculdade de Tecnologia) da cidade, de acordo com Serra.

Tecnologia – O primeiro ônibus movido a hidrogênio da América Latina deverá circular com passageiros a partir de agosto, nas 13 linhas do corredor ABD. O projeto ainda prevê a construção de outros três veículos e a montagem de uma estação de produção de hidrogênio e abastecimento dos ônibus, em São Bernardo. “Estou muito feliz que isto ocorra no Grande ABC, região de industrial automotiva, e em uma cidade de importância histórica”, disse o governador.