Governador assina onze acordos no Grande ABC

Diário do Grande ABC - 7/5/2002

ter, 07/05/2002 - 10h01 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou nesta segunda-feira, durante visita a Santo André, Mauá e Diadema, acordo para o desenvolvimento sustentável da região. Segundo o documento, 11 medidas nas áreas de educação, saneamento ambiental, infra-estrutura, saúde, atendimento ao jovem, combate à violência e apoio às micros e pequenas empresas serão implementadas por meio da assinatura do convênio.

O acordo foi firmado durante reunião do Conselho Deliberativo da Câmara do Grande ABC, presidida pelo governador. Apesar de ser ano eleitoral, Alckmin afirmou que o convênio não foi feito com o pensamento nas eleições. “São obras que precisam ser feitas. O governo não pára porque existe eleição. Mesmo se o governador não pudesse ser candidato à reeleição, faríamos da mesma forma. Este é o nosso compromisso com a região”, disse.

Uma das medidas mais festejadas foi a construção de mais seis piscinões na região. A área da educação também será contemplada com a criação da primeira faculdade estadual gratuita da região, a Fatec, que entra em operação ainda neste ano, em Mauá. Segundo o acordo, Diadema deverá receber uma unidade da Fatec no próximo ano.

Além de tentar aquecer a economia local, com o aumento de competitividade nos setores de cosméticos, de manufatura mecânica e de plásticos, o convênio prevê a implementação de um Centro de Apoio e Difusão Tecnológica. Outra medida na área econômica diz respeito ao apoio dado a empreendimentos de pequeno porte para as micro, pequenas e médias empresas, que terão mais acesso às linhas de financiamento.

A proposta de Alckmin na área de saúde é concluir a segunda fase do Hospital Estadual Mário Covas, projetado para ser referência regional de especialidades médicas e centro de diagnósticos aos sete municípios. O acordo visa, ainda, melhorias na área de infra-estrutura urbana, com a implementação de sistema viário a partir do trevo do Rodoanel situado no extremo leste do trecho sul, no sentido dos corredores das avenidas dos Estados, Costa e Silva e Aricanduva.

Por fim, Alckmin afirmou que será municipalizado o serviço que oferece oportunidades de inclusão social a menores infratores, a partir de parcerias de diversos agentes sociais. A construção de uma rede articulada de informações e serviços para enfrentar a violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes também faz parte dos planos do governador.

Além de participar da reunião da Câmara do ABC, o governador entregou um microônibus para transporte escolar e autorizou a instalação do Centro de Estudos de Línguas na Escola Estadual Marlene Camargo Ribeiro, ambos em Mauá. Em Diadema, o governador inaugurou o sétimo piscinão do Grande ABC e entregou viatura de resgate ao Corpo de Bombeiros local.

Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC