Governador assegura escola técnica para 2006

A Tribuna - Quinta-Feira, 4 de Agosto de 2005

qui, 04/08/2005 - 11h01 | Do Portal do Governo

Da Sucursal

Amadureceu aos poucos, mas a primeira Escola Técnica Estadual (ETE) de Guarujá vai finalmente começar as atividades no início de 2006. O anúncio foi feito pelo próprio governador do Estado, Geraldo Alckmin, em entrevista coletiva na última terça-feira, em Santos.
O secretário municipal de Educação, Mohamad Abdul Mohamad, acredita que o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, João Carlos Meirelles, deve vir a Guarujá nos próximos dias assinar o convênio entre Município e Estado.

De início, três cursos devem ser disponibilizados na ETE, que o secretário municipal de Educação define como ‘‘o embrião para a instalação de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) na Cidade’’, que seria a terceira da Baixada. Praia Grande e Santos já têm unidades.
‘‘Nos bastidores, já dávamos a Escola Técnica como certa devido às adiantadas conversações com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). Mas agora, com o anúncio em público do governador, é fato consumado’’, comemora Mohamad. Ele afirma que já sabe, inclusive, onde ficará o prédio da ETE.

‘Escolhemos um prédio na Avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho. Só não posso revelar qual é ao certo por se tratar de um imóvel particular, que poderá ser alugado ou adquirido em troca do perdão de algumas dívidas fiscais’’, revela.

De acordo com Mohamad, a construção que a Prefeitura pretende oferecer ao Estado possui oito salas, com capacidade para 30 alunos cada. ‘‘O Município cede a estrutura física e o Estado entra com equipamentos, administração e recursos humanos’’, conclui. O primeiro vestibular para a Escola Técnica Estadual de Guarujá deve ser realizado até o final deste ano.

Cursos

Mohamad Abdul Rahim definiu a notícia dada por Alckmin como uma dupla vitória. ‘‘Garantimos, ainda, o reestabelecimento do curso de Manutenção de Aeronaves, desativado há quase dois anos na Cidade. ‘‘O Departamento de Aviação Civil (DAC), inclusive, já aprovou a grade proposta pelo Centro Paula Souza. É o único curso do gênero gratuito no Brasil, e possibilita uma rápida entrada no mercado de trabalho’’, explica Mohamad.

Os outros dois cursos, conforme o secretário de Educação, abrangerão as área de pesca e turismo. ‘‘Um deles pode ser o de Manutenção de Embarcações, que abrangeria tanto a prestação de serviço a pescadores quanto para as centenas de barcos espalhados pelas marinas da Cidade’’, adianta.

‘O outro não deve ter nível técnico, mas pode ser oferecido no prédio da ETE para formar mão-de-obra hoteleira, apta, inclusive, a trabalhar como garçons, maitres e camareiras em transatlânticos. Mas são só sugestões, pois quem define a grade final é o Ceeteps’’, salienta.