Governador anuncia novo comandante-geral da PM

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

qui, 16/12/2004 - 8h59 | Do Portal do Governo

O coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges, comandante do CPI de Bauru, assumirá o cargo no próximo dia 28, em substituição ao coronel Alberto Rodrigues. Alckmin aproveitou a festa para promover 1.404 PMs

RITA MAGALHÃES

Em clima de festa de aniversário de 173 anos da Polícia Militar, o governador Geraldo Alckmin anunciou ontem o coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges, 50 anos, como o novo comandante-geral da corporação. Ele assumirá o cargo no dia 28 e deve permanecer no posto até o final da atual gestão estadual.

Responsável pelo Comando de Policiamento do Interior de Bauru (CPI-4), Eclair (como é conhecido na corporação) está há dois anos na função e já chefiou o Comando de Policiamento de Área Metropolitano-10, em Santo Amaro, na Zona Sul da Capital. Ele substituirá o coronel Alberto Silveira Rodrigues, que por força da lei estadual é obrigado a se aposentar logo que completa 5 anos no cargo de coronel.

Bacharel em engenharia civil pela Faculdade de Engenharia de São Paulo, o coronel ingressou no curso de formação de oficiais da PM em 1973. É da turma de 1975, assim como o novo subcomandante-geral da corporação, coronel Paulo Marino Lopes. De lá para cá, recebeu mais de 50 elogios por bons serviços prestados, registrados em sua ficha funcional, quatro medalhas e cinco láureas de mérito pessoal.

Sem querer adiantar os planos que tem para a função, o coronel Eclair limitou-se a dizer que se sente honrado e orgulhoso por chegar ao mais alto posto de uma corporação com 94 mil homens. ‘Eu não venho sozinho. Trago uma bagagem de 32 anos de serviço público na corporação’, afirmou.

Já o governador Geraldo Alckmin disse esperar ‘trabalho e dedicação’ do novo comandante-geral da PM. ‘Essa é uma instituição em que se tem de vencer uma batalha por dia.’

Ao contabilizar as conquistas dos últimos dois anos, o coronel Rodrigues destacou a aquisição de 10 mil viaturas, entre elas 371 para alcançar os municípios com menos de 15 mil habitantes que nunca haviam recebido um carro novo, a expansão do policiamento comunitário para 270 bases e da Força Tática para mais 70 municípios. ‘Sinto-me envaidecido e honrado por ter sido destacado para assumir esse comando em meio aos demais comandantes’, disse emocionado.

Além da nomeação do comandante, Alckmin assinou o decreto de reestruturação da PM que cria dois novos comandos de policiamento – um em Presidente Prudente e outro na Capital – e mais dez batalhões da PM, sendo três na Capital, três no ABCD e quatro no Interior. O governador assinou também a promoção de 1.404 policiais, sendo 421 oficiais e 983 praças. Os nomes dos premiados com a promoção estão publicados na edição de hoje do Diário Oficial do Estado. Durante a comemoração aconteceu o lançamento do calendário comemorativo dos 50 anos da Polícia Feminina da PM. Entre as convidadas estava a coronel Hilda Macedo, primeira comandante do Policiamento Especial Feminino, criado em 12 de maio de 1955.