Goldemberg lança programa para matas ciliares

O Estado de S. Paulo - 18/6/2003

qua, 18/06/2003 - 9h34 | Do Portal do Governo

Liana John


O Estado de S. Paulo – 18 de junho de 2003

Meta é replantar 1 milhão de hectares e entrar no mercado de créditos de carbono

O secretário estadual de Meio Ambiente, José Goldemberg, e o prefeito de Sumaré, Antônio Dirceu Dalben, oficializaram ontem o programa de restauração das matas ciliares paulistas. A cidade abriga o piloto do programa estadual, cuja meta de longo prazo é eliminar o déficit de matas ciliares de São Paulo, estimado em 1 bilhão de hectares.

Os primeiros 15 hectares já foram plantados em Sumaré, com apoio do programa de microbacias da Secretaria Estadual de Agricultura e recursos da compensação ambiental do prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes. A Secretaria do Meio Ambiente agora negocia com o Fundo Ambiental Global, gerenciado pelo Banco Mundial, a doação de alguns milhões de dólares para impulsionar o programa, que também deve contar com investimentos do setor privado.

‘Um pequeno envolvimento dos empresários locais trará grande benefício’, diz Goldemberg. Cada hectare de recomposição florestal poderá ser adotado por R$ 3 mil. ‘Os benefícios não se restringem à recuperação da qualidade e quantidade da água e proteção à biodiversidade, mas há um valor agregado nesse programa, que é a absorção de carbono’, ressaltou.

O Brasil emite, por ano, cerca de 70 milhões de toneladas de carbono, contribuindo para o aquecimento global. ‘O reflorestamento de 1 milhão de hectares de matas absorveria, anualmente, 10% dessas emissões’, calcula Goldemberg, que pretende habilitar o Programa Mata Ciliar para a venda de créditos de carbono quando o Protocolo de Kyoto entrar em vigor.