GM inicia exportação de carros pelo Porto de São Sebastião

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 9 de novembro de 2004

ter, 09/11/2004 - 9h23 | Do Portal do Governo

Rota, usada pela Volkswagen desde abril, é alternativa ao saturado Porto de Santos

Cleide Silva

A General Motors embarca hoje seu primeiro lote de veículos pelo Porto de São Sebastião, no litoral norte do Estado, com destino ao México. A rota é uma alternativa ao saturado Porto de Santos, principal escoadouro de veículos exportados pelas montadoras brasileiras. Serão 4.540 modelos Astra, Corsa, Meriva e Montana que seguirão para o mercado mexicano, um dos principais clientes da marca.

A GM é a segunda montadora a utilizar o Porto de São Sebastião. Desde abril, a Volkswagen despacha mensalmente cerca de 2 mil veículos para a Argentina, também para escapar do porto santista. O lote que segue hoje foi fabricado nas unidades da GM em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e em São Caetano do Sul, no ABC paulista. Os automóveis são transportados em cegonhas (caminhões especiais) até o porto e depois são embarcados no navio.

Segundo o governo do Estado, esse lote de carros da GM marca a inauguração de dois dolphins, estruturas que permitem a atracação de embarcações de grande porte. O secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, que hoje estará no cais para assistir ao embarque juntamente com o governador Geraldo Alckmin, disse que foram investidos R$ 2,3 milhões na nova estrutura. A capacidade para carregamento foi ampliada de 2,5 mil para 4,9 mil veículos.

A indústria automobilística vai bater recorde de exportações este ano, com o envio de US$ 7,5 bilhões em carros prontos e componentes para vários países. A GM, segunda maior exportadora do setor, atrás da Volks, prevê embarques equivalentes a US$ 1,2 bilhão, 20% a mais que em 2003.

O governo estadual quer transformar as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte em um novo corredor de exportações. Essas regiões abrigam fábricas de automóveis e de motores da GM (São José dos Campos), Volkswagen e Ford (Taubaté), além de fabricantes de autopeças que também ampliaram as exportações neste ano.

De acordo com Lopes, nos últimos quatro anos foram investidos R$ 251,8 milhões para recuperar o Porto de São Sebastião. Estão previstas novas obras de ampliação, orçadas em R$ 77,8 milhões.

NOVO TERMINAL

A Volks pretende ampliar o uso de São Sebastião, mas depende do interesse de outras empresas em utilizar a rota. Normalmente, os grandes armadores só aceitam atracar quando há grandes cargas.

O Porto de Santos, que no início de 2005 ganha novo terminal de estoque de veículos, o Tecom 2, ainda permanecerá com elevado uso de capacidade. A construção do Tecom 2 foi uma condição para que a Volks recebesse aval da matriz alemã para produzir, em São Bernardo, o Fox que será exportado para Europa.

O início das exportações pelo porto santista, segundo a montadora, está previsto para meados de 2005. Até lá, o modelo será exportado, a partir de janeiro, pelo Porto de Paranaguá (PR). Por conta disso, a Volks inicialmente produzirá a versão exportação do Fox no Paraná, onde é feita a versão para o mercado nacional.

A decisão de postergar o início da produção do Fox no ABC, conforme previsto nas negociações do projeto, provocou descontentamento entre os trabalhadores, que já fizeram paralisações de protesto.