Gilberto Tinetti inaugura piano no Theatro São Pedro

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Sexta-feira, 3 de dezembro de 2004

sex, 03/12/2004 - 9h20 | Do Portal do Governo

Em concertos gratuitos, ele vai interpretar Beethoven, Debussy, Chopin e Villa-Lobos

Lauro Machado Coelho

O Theatro São Pedro terá, a partir de hoje, o seu próprio piano, um Steinway Grand Concert comprado, com o patrocínio da Petrobrás, pela Associação São Pedro Pró Cultura Paulista que, desde 1999, se empenha em dotar a sala de espetáculos com esse instrumento. A inauguração do Steinway será feita, oficialmente, esta noite às 21 h, e domingo às 18 h, num concerto gratuito em que o pianista Gilberto Tinetti interpretará obras de Beethoven, Debussy, Chopin e Villa-Lobos. Os ingressos deverão ser retirados com antecedência na bilheteria do teatro.

Desde sua criação, em 1999, a ASPP-CP trabalha para obter recursos com os quais comprar um piano para o São Pedro. Muitas campanhas, projeto de captação de recursos e idas e vindas burocráticas depois, a idéia recebeu, finalmente, um impulso graças à entrada em cena da Petrobrás, que concedeu os R$ 298 mil necessários para a compra, importação, armazenagem e transporte do Steinway. O instrumento, adquirido em Nova York, desembarcou no Brasil em agosto e chegou ao São Pedro em outubro.

A escolha do artista que vai inaugurá-lo não poderia ser mais significativa: pianista, professor e animador cultural – responsável pelo Pianíssimo, um dos programas de maior audiência da Rádio Cultura – Gilberto Tinetti é uma das figuras mais representativas na vida musical da cidade, onde nasceu em 1932. Aluno de Josephina De Felice e Hans Bruch, estudou também Magdalena Tagliaferro e Alfred Cortot, na França, e com Friedrich Wührer, na Alemnaha. Em 1959, venceu o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, Áustria.

Tinetti gravou cinco discos com o Trio Brasileiro, de que é o pianista; e um recital em que o violoncelista Antonio Menezes e ele interpretam peças de Schubert e Brahms, considerado o melhor lançamento clássico de 1985 (este ano, esse CD de valor histórico foi redistribuído a seus assinantes pela revista Concerto). Por duas vezes, Tinetti recebeu o Prêmio Carlos Gomes, como o melhor solista (1997) e com o Trio Brasileiro (melhor grupo de câmara). Esta noite e domingo ele executará o Rondó op. 51 nº 1 e a Sonata op. 31 nº 2, de Beethoven; a suíte Pour le Piano, de Debussy; o Noturno op. 48 nº 1 e a Balada nº 3 op. 47, de Chopin; e as Bachianas Brasileiras nº 4 de Villa-Lobos – programa que demonstra o ecletismo de seu repertório.