Gás à vista

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 15 de janeiro de 2004

qui, 15/01/2004 - 9h59 | Do Portal do Governo

EDITORIAL

A possibilidade de fabricação de carros movidos a gás ainda este ano, como anunciado pelo governador Geraldo Alckmin, confirma as formidáveis perspectivas que se estão abrindo para a Baixada Santista nesse terreno. Por vários motivos, mas sobretudo pelo fato de as jazidas do combustível se localizarem no nosso litoral, o que faz antever, entre nós, incontáveis atividades econômicas e empresariais, diretas e indiretas.

Em paralelo aos trabalhos preparatórios para a implantação da gigantesca estrutura de produção e distribuição do chamado gás natural veicular, o GNV, por parte da Petrobras, os primeiros passos vão sendo dados pelo setor privado. Por exemplo, logo será inaugurado um posto de abastecimento de veículos em Cubatão, o primeiro da Baixada, com o gás da Bolívia, sendo certo que, com a exploração das reservas vizinhas, as facilidades crescerão e a demanda tende a aumentar substancialmente. Convém lembrar que se trata de um combustível de preço bem inferior aos que são hoje largamente utilizados.

Enfim, será um tempo de grandes oportunidades para a região. Adequadamente aproveitado, sob rígidos critérios da planejamento, não há dúvida de que o GNV dará forte impulso ao desenvolvimento econômico das cidades do litoral.