Garanta sua vaga nos exames supletivos

Agora São Paulo - quarta-feira, 22 de junho de 2005

qua, 22/06/2005 - 10h45 | Do Portal do Governo

O OBJETIVO DESSES TESTES, GRATUITOS, É FORNECER O DIPLOMA DOS ENSINOS MÉDIO OU FUNDAMENTAL. VEJA COMO SE INSCREVER

Quem deseja conseguir o diploma do ensino médio ou do ensino fundamental tem a oportunidade de fazer os exames supletivos. Os interessados devem se inscrever pela internet até o próximo domingo. Podem participar os estudantes que se prepararam em casa, em telecursos e os que freqüentaram os CEES (Centros Estaduais de Educação Supletiva).

Os exames são totalmente gratuitos. A única exigência é a idade mínima de 15 anos completos, ou a completar até o último dia de inscrição, para fazer o exame do ensino fundamental, e a de ter, no mínimo, 18 anos completos (ou também a completar até o último dia de inscrição) para a prova do ensino médio.

A avaliação é feita em três áreas do conhecimento. ‘O candidato que for aprovado nas três irá receber o certificado de conclusão. Se aprovado em uma ou duas terá eliminado somente essas áreas, podendo fazer a eliminação das demais por meio do próximo exame supletivo. No caso de o participante ir bem na prova toda, ele poderá receber o seu diploma’, explica Elisabete Lunetta, 52 anos, diretora do Cesu (Centro de Exames Supletivos).

As inscrições devem ser feitas pelo site www.educacao.sp.gov.br, por meio do link ‘Exames Supletivos’. Quem não tiver computador pode ir até um infocentro. Há ainda a possibilidade de ir até a diretoria de ensino mais próxima para garantir a vaga.

Todos os pré-inscritos terão de confirmar a inscrição no site www.educacao.sp.gov.br entre os dias 11 e 15 de julho. Na confirmação, o candidato poderá imprimir o comprovante com o número de inscrição, a diretoria de ensino de jurisdição, os dados informados e a confirmação das áreas de conhecimento em que prestará a prova. O dia e o local das provas serão divulgados em setembro, no mesmo site. (Priscila Pastre)