Galeria une CPTM e metrô na Luz

Diário de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 30 de novembro de 2004

ter, 30/11/2004 - 9h22 | Do Portal do Governo

Passageiros que utilizam os sistemas podem fazer integração na estação da região central pagando somente uma tarifa, como no Brás e na Barra Funda

REGINA TERRAZ

A partir de hoje, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão poder utilizar a linha Norte/Sul (azul) do Metrô pagando somente uma tarifa. Para fazer a integração gratuita para a linha Norte/Sul do Metrô, o passageiro terá de descer na estação Luz, no centro da Capital. O novo benefício vale para os usuários das linhas A, D e E da CPTM. Até então, só havia integração gratuita dos trens com a linha Leste/Oeste do Metrô, nas estações Brás e Barra Funda. A nova integração encurtará caminhos e permitirá que um número maior de usuários economize dinheiro.

Com a nova integração, que começa a funcionar hoje, quem estiver em Guaianases, na Zona Leste, e quiser ir até o Terminal Rodoviário Tietê, por exemplo, poderá pegar o Expresso Leste (Linha E da CPTM) e descer na Estação da Luz, onde terá acesso gratuito à linha Norte/Sul, onde deve seguir no sentido Tucuruvi até a Estação Tietê. Antes, era preciso descer na Estação Brás (linha Leste/Oeste), ir até a Sé e de lá acessar a linha Norte/Sul. Cerca de 50 mil pessoas usam a estação Luz por dia.

Com a integração, a estimativa é de que o movimento da estação aumente para 150 mil passageiros/dia, ou seja, um acréscimo de 100 mil pessoas. Por esta estação circulam, em média, 600 trens.

Segundo o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, os pasageiros da Linha B da CPTM, que vêm da região oeste da cidade, também poderão fazer a integração com o Metrô na Estação da Luz a partir de março do próximo ano. Atualmente, os usuários desta linha têm de desembarcar na Estação Júlio Prestes.

Passagem tem dois saguões

A integração entre os trens da CPTM e o Metrô na estação Luz é feita por uma galeria subterrânea que abre hoje à população. A passagem é composta por dois saguões e acessos para a Avenida Cásper Líbero, Rua Mauá, Pinacoteca do Estado e Parque da Luz.

Na avaliação do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a nova passagem subterrânea trará mais conforto e segurança aos passageiros que fazem a baldeação entre os dois tipos de transporte. Os passageiros que saíam do metrô Luz tinham de caminhar pela Rua Mauá para chegar à estação de trem. A falta de segurança, já que a região apresenta altos índices de criminalidade, alia-se a problemas de desconforto, principalmente em dias muito quentes, frios ou de chuva.

O secretário estadual quer no futuro, ligar a estação Luz à Sala São Paulo e também ao antigo prédio do Dops, onde funciona hoje um centro de eventos. A linha 4 (Amarela) do Metrô, que está em construção, também terminará na Luz. ‘A estação será a segunda mais importante de São Paulo, perdendo somente para a da Sé em termos de passageiros’, concluiu.