Fuvest exige temas atuais em prova de geografia

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

qua, 09/01/2008 - 14h14 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Com níveis de abstenção em torno de 6%, índice semelhante aos anos anteriores, candidatos que prestam o vestibular da Fuvest fizeram ontem uma prova exigente e atual de geografia ou responderam a questões clássicas de biologia, segundo professores de cursinhos. 

Confira as provas e a resolução das questões

A disciplina da prova depende da área de conhecimento a que pertence a carreira escolhida pelo aluno, mas todas são compostas por dez questões dissertativas.

Com 13.374 candidatos, a prova de geografia registrou falta de 846 deles. A de biologia deveria ser respondida por 10.005 vestibulandos, dos quais 598 não compareceram. Hoje, último dia do exame, cerca de 17 mil candidatos deverão fazer a prova de física. Os optantes pelos cursos Superior do Audiovisual e Esportes deverão iniciar provas específicas.

“Geografia exigiu leitura, competência e formação do candidato”, afirma Vera Lúcia da Costa, coordenadora da disciplina no Objetivo. “As questões mostraram a importância da geografia no mundo atual e o candidato que lê e se informa estava mais preparado para fazê-la”, diz.

Uma das questões pedia que os estudantes explicassem o impacto ambiental e socioeconômico das obras de infra-estrutura que estão sendo feitas na região do Rio Madeira e do núcleo urbano de Porto Velho, no Norte do País. Outra pedia que o candidato explicasse a importância política e econômica da biodiversidade.

Em biologia, a Fuvest optou por enunciados criativos para pedir que o estudante resolvesse perguntas clássicas da área. “Eles usaram referências até do Harry Potter para perguntar sobre herança biológica,uma pergunta tradicional, saindo de um certo rigor que caracteriza tradicionalmente a prova”, explica Edson Futema, professor da área no Cursinho da Poli. Além disso, houve uma predominância das questões de ecologia, o que já vinha ocorrendo nos últimos anos.