Furtos e roubos caíram 70%

Jornal da Tarde - 5/5/2002

dom, 05/05/2002 - 10h49 | Do Portal do Governo

A presença nas ruas, avenidas e nos cruzamentos, entre 18 e 23 horas, de policiais civis e militares em quatro regiões da zona sul, na quinta e na sexta-feira, vistoriando carros, motos e identificando pessoas, permitiu a queda de 70% dos furtos e roubos.

O delegado Olavo Reino Francisco, titular da Seccional Sul, disse ontem que o trabalho de rua integrado entre as polícias vai continuar até que os índices de criminalidade caiam totalmente. “Fizemos a comparação dos dados das semanas anteriores e constatamos a queda.”

O objetivo dos bloqueios também é o de evitar seqüestros e assaltos praticados por motoqueiros nos corredores de tráfego. Foram fiscalizados 336 carros e motos. Os policiais identificaram 802 pessoas e prenderam três traficantes, dois receptadores, quatro ladrões e dois condenados.

O esquema montado pela seccional e o 14.º Batalhão da PM alcançou as principais ruas e avenidas de Vila Clementino, Campo Belo, Vila Mariana e Brooklin. Nos bloqueios foram utilizados 142 homens e 64 carros. Dois helicópteros e cães do canil da PM deram cobertura.

O trânsito nos pontos de bloqueio foi moroso, mas a atitude dos motoristas surpreendeu o delegado operacional da Seccional Sul, João Batista Beolchi. “As pessoas passavam e aplaudiam. Ouvimos elogios de homens e mulheres concordando com o nosso trabalho.”

Com investigadores usando rádios de comunicação em pontos avançados dos bloqueios foi possível identificar várias pessoas com cocaína, crack, armas e documentos falsos. “Quando viam o bloqueio jogavam as drogas e as armas fora. O policial recolhia e indicava a placa dos veículos”, disse Beolchi.

Da Redação