Fundo quer valorizar terceira idade

O Estado de S. Paulo - Suplemento Estadão Oeste - 5/9/2003

sex, 05/09/2003 - 9h26 | Do Portal do Governo

Atividades da terceira Semana da Solidariedade buscam parcerias para asilos

Idosos atendidos por entidades assistenciais em todas as regiões da capital e até mesmo do Estado serão os grandes beneficiados pela 3.ª Semana da Solidariedade no Estado de São Paulo. ‘Nosso objetivo é despertar em todos a consciência de uma nova postura de respeito e de compreensão para com o idoso’, comenta a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin.

Os trabalhos para essa semana foram desenvolvidos em parceria com várias secretarias estaduais, autarquias, entidades, sociedade civil, organizações não-governamentais e empresários. No interior, as presidentes dos Fundos Municipais de Solidariedade respondem pelo evento. Equipes médicas, odontológicas e de enfermagem estão envolvidas no projeto, para realizar exames em asilos da cidade e diagnósticos de diabetes, triglicérides, colesterol e hipertensão.

Além disso, o Fundo Social está convocando a sociedade civil organizada para participar da campanha não apenas com doações materiais, mas também com atitudes que não custam dinheiro, dando um pouco de tempo, de alegria e conhecimento aos idosos – a exemplo de alguns órgãos do governo, que estarão realizando atividades de lazer, serviços, reformas e doações de aparelhos eletroeletrônicos, de móveis, utensílios domésticos, fraldas geriátricas e alimentos não perecíveis.

O programa do Fussesp inclui o lançamento do Guia da Solidariedade. O Idoso e de um panfleto com dez dicas para ações sociais em prol da terceira idade.

O volante Como ser Solidário com o Idoso será distribuído pela Dersa nos pedágios, no metrô e nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O guia, que estará disponível em vários postos públicos do Estado, traz os programas de diversas secretarias voltados para essa faixa etária. Entre esses estão o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) e o Espaço de Convivência do Idoso, ambos no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital. Outras opções foram criadas pelo Conselho Estadual do Idoso da Secretaria da Casa Civil, pela Oficina Cultural da 3.ª Idade da Secretaria da Cultura e pelo programa da CDHU que oferece 5% de suas moradias aos idosos. Mais informações pelo telefone 3874-6738 ou pelo site www.fussesp.sp.gov.br.