Fundação Pró-Sangue programa festa para doadores e dá brindes

Diário de S. Paulo - 25/11/2002

seg, 25/11/2002 - 11h33 | Do Portal do Governo

O ‘Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue’ será comemorado hoje em todo o país. Em São Paulo, a
Fundação Pró-Sangue programou uma festa para os doadores. Até sexta-feira, todos os candidatos receberão
um lanche especial, brindes e flores. A fundação também espera a visita de artistas no posto de doação do Hospital das Clínicas, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. A entidade preparou uma comemoração especial para o Clube Irmãos de Sangue. O clube foi criado em 1998 para homenagear os doadores com mais de dez doações voluntárias e hoje conta com 1.300 participantes. Além das homenagens, haverá exposição de projetos dos alunos da Escola de Comunicação e Artes da USP sobre a nova campanha de doação de sangue para 2003.

A universitária Mônica Aparecida Sant’Ana Vieira, de 21 anos, faz parte do Clube Irmãos de Sangue e é doadora regular há três anos. Ela conta que começou a doar sangue por influência familiar. ‘Meu pai já doava’, afirma. Mônica diz que faz doação três vezes por ano e que, entre os colegas da mesma idade, só conhece uma pessoa que já doou. ‘É um problema de informação. Algumas pessoas têm medo de pegar doenças, o que não é um argumento. As pessoas têm de pensar que, futuramente, alguém pode precisar de uma bolsa de sangue e não ter’, diz.

Já a aposentada Maria do Ceo Araújo, de 62 anos, fez parte clube desde a fundação até junho, quando teve de parar as doações por causa da idade. ‘Fiquei triste e até chorei na última vez que doei, porque acho que todos devem ajudar as pessoas, conta.

Maria disse que começou a doar depois que acompanhou uma pessoa até o hospital e um enfermeiro
disse que precisava de sangue. ‘Fiquei sensibilizada e resolvi ajudar’, diz. Para a aposentada, a doação é um gesto simples e importante, porque ajuda a salvar vidas. ‘Acho que não doar sangue é egoísmo’, comenta.

O Ministério da Saúde quer acelerar a implantação do Plano Diretor de Sangue nos Estados e municípios. A criação do plano diretor está prevista no Decreto 3.990/2001 e estabelece a criação de políticas para o assunto. A gerente-geral de Sangue e outros Tecidos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Beatriz Mac Dowell Soares, explica que entre as finalidades do plano está a criação de uma base de dados com informações sobre os municípios. Isso permitirá saber, por exemplo, quantos doadores existem no país.

Segundo Beatriz, o plano prevê ainda a organização dos serviços de doação e armazenamento por área de abrangência, facilitando o auxílio entre hospitais localizados em municípios próximos. Eles terão informações sobre a disponibilidade de sangue e os tipos em estoque na cidade vizinha. ‘Se uma cidade tiver carência, por exemplo, de sangues raros, ele saberá qual hospital do município vizinho tem o sangue e pode ajudar’, afirma.

Serviço:
O posto de doação do HC funciona na Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, Cerqueira César, de segunda a sexta, das 7 às 19 horas. Sábado, domingo e feriado, das 8 às 18 horas.

Antonio Chastinet