Fundação CASA ensina grafite aos jovens em Bauru

Gazeta do Litoral/Praia Grande

qua, 13/05/2009 - 9h23 | Do Portal do Governo

Nesta semana, a Fundação CASA, em Bauru, coloca em prática a oficina “Resgatando a Cultura Quilombola através da grafitagem”. O projeto, aprovado pela Secretaria Estadual da Cultura, se prolongará por quatro meses.

“A ideia é mostrar para os meninos a diferença entre a pichação e o grafite”, conta a agente de apoio administrativo da Unidade de Semiliberdade de Bauru, da Fundação CASA, Simone Charlois de Jesus.

Os jovens da unidade terão aulas de história dos quilombolas e de desenho para, depois, aprenderem as técnicas do grafite. As aulas vão ser dadas por voluntários. Entre eles, o famoso Ricardo Tatoo, que viajou o mundo devido ao seu trabalho com grafite. Além disso, ao longo da oficina, os adolescentes assistirão a palestras com advogados e juristas para entenderem, juridicamente, as diferenças entre a pichação, considerada crime, e o grafite.

Todos os internos da unidade participarão da oficina, mas cerca de cinco jovens – entre aqueles que se destacarem e mostrarem interesse pela arte – é que seguirão para a segunda fase do curso. Este grupo de adolescentes ensinará o que aprenderem a alunos de escolas da rede estadual da região.