Frente absorve cerca de 100 desempregados em Cubatão

A Tribuna - 5/12/2002

qui, 05/12/2002 - 10h40 | Do Portal do Governo

Cerca de 100 desempregados selecionados pelo Governo do Estado para atuar nas frentes de trabalho da Prefeitura estiveram ontem no Bloco Cultural, para tomar conhecimento dos locais onde vão prestar os serviços. O contrato de trabalho tem a duração de seis meses.

A iniciativa atende o programa Carteira Assinada, da Prefeitura, e da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). Na terça-feira, 106 dos 150 convocados assinaram o contrato de adesão ao programa e receberam orientações dos coordenadores dos órgãos estaduais e da Prefeitura.

As frentes de trabalho criadas em Cubatão e mantidas pelo Estado empregam hoje 287 pessoas. Em paralelo, a Prefeitura mantém um programa municipal que beneficia mais 280 desempregados, totalizando 567 pessoas atendidas por programas sociais. Todos os convocados estão atuando em serviços ligados à Administração Pública, como a manutenção e limpeza de vias.

O Estado custeia frentes de trabalho em 38 cidades. Cubatão foi o primeiro Município da Baixada Santista a receber o benefício. Os contratados têm direito a receber um salário de R$ 190,00, cesta básica, seguro contra acidente do trabalho e participação em um curso de qualificação profissional.

Segundo o chefe da Assessoria de Ação Governamental, Carlos Gilberto de Freitas, o programa Carteira Assinada realizou um levantamento que detectou a existência de 13 mil desempregados em Cubatão. ‘‘Ações como essa têm um caráter paliativo, mas não deixam de ser necessárias, para que possamos elaborar um projeto concreto que beneficie a Cidade’’.

Conforme salientou, o programa visa buscar soluções para o problema do desemprego. Uma das ações nesse sentido é a campanha de conscientização entre as indústrias instaladas na Cidade, para incentivar a contratação de trabalhadores que residem em Cubatão ou nas cidades vizinhas. ‘‘Precisamos valorizar mais a mão-de-obra da nossa região’’.