Franca ganhará ambulatório para fazer 15 mil consultas por mês

Comércio da Franca

qua, 06/05/2009 - 10h53 | Do Portal do Governo

Durante audiência realizada na Secretaria de Estado da Saúde, o deputado Gilson de Souza (DEM) recebeu a confirmação de que Franca ganhará dentro de um ano uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Com capacidade de realizar 15 mil consultas por mês, o ambulatório tem o objetivo de melhorar a assistência aos usuários e desafogar o atendimento de hospitais e outras unidades de saúde da região. Por outro lado, deverá resolver um crônico problema que se arrasta há mais de 15 anos na cidade: o abandono do antigo prédio do hospital infantil.

Autor da indicação que solicita a implantação com urgência do Ambulatório em Franca, Gilson de Souza se reuniu com Luiz de Mello, assessor-técnico, e com Aparecida Teruko, coordenadora-técnica da AME no Estado, para verificar o andamento do projeto. “Fui informado de que está tudo certo. Não há dúvidas de que o AME será instalado na cidade. Felizmente é mais uma conquista que ajudará muito toda a nossa região. Faltam pequenos detalhes para que o processo de instalação seja iniciado”.

De acordo com o deputado, o Ambulatório será instalado no antigo prédio do Hospital Infantil, que passará por reformas e adaptações para assegurar um bom atendimento à população. O imóvel abandonado, localizado no Centro, pertence à Santa Casa e será entregue para a Secretaria de Estado da Saúde no sistema de comodato. “É possível que as obras de reforma comecem em julho. A inauguração está prevista para março do ano que vem. O investimento em equipamentos e reforma será em torno de R$ 4 milhões”.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde afirmou que o projeto passa por planejamento orçamentário e preferiu não falar em valores. Confirmou que a expectativa é que a instalação do AME em Franca ocorra no primeiro semestre do próximo ano. O Ambulatório atenderá 15 municípios e as especialidades a serem oferecidas ainda não foram definidas.

O que é

O AME é considerado como um “poupatempo” da saúde. São unidades de alta resolutividade para uma determinada região, com modernos equipamentos, como eletrocardiograma, eletroencefalograma, teste ergométrico, raio-X, ultra-som, mamografia, densitometria óssea e eletroneuromiografia. O paciente passa por consulta e exames no mesmo dia, podendo, se necessário, ser encaminhado para tratamento especializado na mesma data.