Fóruns tentam impulsionar economias regionais de SP

Gazeta Mercantil - 14/2/2003

sex, 14/02/2003 - 10h52 | Do Portal do Governo

Wagner Oliveira, de São Paulo


Geraldo Alckmin abre série de encontros hoje em Presidente Prudente

O governador Geraldo Alckmin inicia hoje em Presidente Prudente uma série de encontros com lideranças do interior para encontrar meios que impulsionem as economias regionais do estado de São Paulo. A realização dos fóruns ‘São Paulo: Governo Presente’ contará, além do governador, sempre com os titulares das secretarias envolvidas no processo de identificação das demandas locais e orientação dos investimentos do governo e do setor privado.

‘O trabalho destes fóruns estará calcado nas ações que caracterizam um governo moderno. Ou seja, um governo educador, solidário, que presta serviços de qualidade para a população. E, especialmente, empreendedor, porque direciona os investimentos no sentido da geração de oportunidades de trabalho e renda’, afirmou o governador.

Desde que venceu o segundo turno das eleições, Alckmin lançou uma série de medidas que criem uma diferença do governo que assumiu após a morte de Mário Covas. O governador já chamou ao Palácio dos Bandeirantes representantes de segmentos que podem ampliar as exportações. Prometeu acabar com a burocracia, reduzir impostos e criar órgãos que facilitem a venda de produtos para o exterior.

Os fóruns que começam hoje por Prudente vão no mesmo sentido, ou seja, alavancar a economia e gerar empregos – uma das promessas e cobranças de campanha. ‘Nós estamos buscando o estabelecimento de uma relação mais direta com as comunidades de cada região do estado, por meio de vários mecanismos de interação’, diz Alckmin. ‘A realização dos fóruns ‘São Paulo: Governo Presente’ faz parte desta estratégia cujo objetivo é intensificar ações do estado que ajudem no processo de desenvolvimento das regiões, para potencializar a economia de cada região.’

Ao todo são realizados 15 fóruns regionais, nas regiões administrativas do estado de São Paulo. Os eventos contarão sempre com a presença do governador e dos titulares das secretarias envolvidas nos processos das demandas locais e orientação dos investimentos.

De acordo com Alckmin, a realização dos fóruns é baseada em uma ‘estratégia que estará sendo sistematicamente exercida com vista ao uso eficiente dos recursos públicos, tornando as regiões mais atraentes no processo de criação de emprego e renda.

O governador Geraldo Alckmin , todo o seu secretariado e principais membros do Executivo vão permanecer um dia em cada região para prestar contas, avaliar, discutir e definir ações prioritárias. A região administrativa de Presidente Prudente marca o primeiro evento.

Na parte da manhã, serão realizados quatro painéis, com temas voltados aos quatro fundamentos da atual gestão: Governo Empreendedor, Governo Solidário, Governo Educador e Governo Prestador de Serviços de Qualidade. No período da tarde, haverá uma avaliação dos painéis.

Após pronunciamentos de autoridades locais, o governador encerra o encontro. No sábado, Alckmin lança e inaugura obras e serviços em Presidente Prudente, Regente Feijó, Pirapozinho, Ouro Verde e Dracena.

Programa:
9h – Abertura solene
9h15 – Governo Empreendedor
10h-10h45 – Governo Educador
10h45-11h30 – Governo Solidário
11h30-12h15 – Governo Prestador de Serviços de Qualidade
14h-15h – Apresentação da avaliação dos painéis
15h-16h30 – Pronunciamentos de autoridades locais
16h30-17h30 – Pronunciamento do governador Geraldo Alckmin
17h30 – Encerramento
Local: Tênis Clube de Presidente Prudente – Av. Washington Luís 1.841