Fórum estimula Vale do Ribeira

Gazeta Mercantil - 28/3/2003

sex, 28/03/2003 - 9h45 | Do Portal do Governo

Wagner Oliveira, de São Paulo


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), realiza hoje o terceiro fórum em um esforço de seu governo para melhorar a economia das regiões-pólo do estado de São Paulo. O Fórum ‘São Paulo: Governo Presente’ será realizado a partir das 9h em Registro. O objetivo é definir as prioridades do Vale do Ribeira e prestar contas das ações do governo na região. Além do governador, todo o secretariado e principais membros do Executivo paulista estarão presentes.

O fórum será aberto pelo secretário João Carlos de Souza Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e coordenador do evento. Na seqüência, haverá a apresentação do primeiro painel, com o tema ‘Governo Solidário e Governo Prestador de Serviços de Qualidade.’ O segundo painel, às 10h05, apresenta o tema ‘Governo Empreendedor e Governo Educador’.

Os secretário de Estado ficam à disposição para audiências, as 11 às 12h30 e das 13h30 às 15h. O governador Geraldo Alckmin encerra o Fórum com um pronunciamento às 15h. No sábado, o governador visita os município de Jacupiranga, Cajati, Barra do Turvo e Iguape, no Vale do Ribeira, para entrega e autorizações de várias obras e serviços.

O governo já realizou fóruns semelhantes em Presidente Prudente e São José dos Campos, onde projetou o desenvolvimento de várias obras. Durante o fórum do Vale do Paraíba, o turismo foi um dos destaques, já que a região é caracterizada pela riqueza do patrimônio cultural. Cercado pelas Serras da Mantiqueira e do Mar, é uma região de elo entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Das 39 cidades que compõem a região, 13 já receberam a denominação de estância. São elas: Aparecida, Bananal, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cunha, Ilhabela, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Tremembé e Ubatuba. A região assume o terceiro lugar na concentração de hotéis e restaurantes do Estado de São Paulo – configurada por 485 estabelecimentos hoteleiros e 598 restaurantes – ficando atrás apenas da Região Metropolitana de São Paulo e de Campinas. ‘O potencial da região para o turismo é enorme’, destacou Geraldo Alckmin no encerramento daquele fórum.

Na ocasião, Alckmin autorizou o repasse, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, de R$ 14 milhões para as 13 estâncias da região. ‘Tudo o que puder fazer para estimular o emprego será feito’, disse Alckmin.