Fórum digital simplifica processos

SP TV - 1ª Edição - Terça-feira, 26 de junho de 2007

qua, 27/06/2007 - 10h30 | Do Portal do Governo

SP TV – 1ª Edição

Inaugurado na Freguesia do Ó, o primeiro fórum totalmente digital do país. Em vez de pilhas de processos, computadores e a promessa de uma Justiça mais rápida.

No cartório só mesas e computadores. Nenhuma prateleira pra esconder a paisagem do lado de fora.

Nas mesas, em vez de caneta, cartões magnéticos. É a “assinatura digital” e só os funcionários precisam assinar.

“Essa é nossa grande novidade. Mesmo os documentos que são emitidos internamento no Tribunal de Justiça saem com alguma assinatura digital”, diz Maria Cristina Bobadilla, funcionária.

O que também não se vê por aqui é papel. Se a pessoa traz um documento para ser anexado ao processo, esse documento passa pelo setor de digitalização. O papel é escaneado e depois devolvido. Não fica no fórum.

O fórum regional nossa Senhora do Ó terá 34 funcionários. Serão três varas cíveis e uma de família.

Para entrar com uma ação basta acessar o site do tribunal. Mas quem quiser pode ir até o fórum e passar por um dos 18 guichês da central de atendimento.

Para acompanhar o andamento do caso também não é necessário comparecer ao fórum. Basta acessar a internet.

“Com a informatização total nós conseguimos eliminar mais de 90% da burocracia. Ou seja, isso nós acreditamos que vai refletir na diminuição do tempo do processo”, acredita Eduardo Marcondes, juiz.

Muito diferente dos fóruns comuns. O problema não é só a demora em julgar os 16 milhões de processos em andamento no estado de São Paulo, mas a falta de espaço para guardar os 19 milhões já arquivados.

“Ninguém gosta de mofo, ninguém gosta de bolor”, brinca o juiz.

O fórum regional “Nossa Senhora do Ó” começa a funcionar segunda-feira e a expectativa é reduzir 45% o movimento no fórum da Lapa.