Ford está prestes a definir novo carro

Valor Econômico - São Paulo - Segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

seg, 20/12/2004 - 9h16 | Do Portal do Governo

Marli Olmos
De São Paulo

O decreto que possibilita o aproveitamento mais rápido dos créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS ), assinado na semana passada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, deu um empurrão para a Ford desengavetar o projeto de fabricação de um novo carro compacto em São Bernardo do Campo (SP).

A empresa ainda não anunciou o projeto oficialmente. Mas, a direção da subsidiária brasileira já recebeu da matriz, nos Estados Unidos, sinal verde para prosseguir com o programa, que foi diversas vezes postergado nos meses que antecederam o crescimento da indústria automobilística.

A direção da Ford está em fase final de negociação para a implantação desse projeto. A principal preocupação do presidente da montadora, Antonio Maciel Neto, é garantir rentabilidade.

A empresa vem mantendo reuniões com fornecedores e representantes dos trabalhadores para estudar formas de redução de custos. Os entendimentos, segundo fontes, incluem a discussão da instalação de fornecedores dentro da fábrica de São Bernardo do Campo.

‘A competição é grande nesse segmento (carros compactos)’, afirma Maciel. Segundo ele, no próximo ano, serão definidos projetos tanto para São Bernardo do Campo como para a fábrica de Taubaté, onde a empresa tem uma linha de produção de motores, utilizando os créditos de ICMS.

O decreto assinado por Alckmin determina que as empresas poderão usar os créditos de ICMS para modernizar e ampliar fábricas. A medida beneficia, sobretudo, companhias exportadoras.

No sentido de tentar reduzir custos, Maciel defende, ainda, que o governo federal isente as importações de aço como forma de forçar as siderúrgicas a baixar os preços no mercado interno.

Já faz alguns meses que a Ford começou a estudar a produção de um novo compacto, que deve custar menos que o Novo Fiesta e se situar na faixa de mercado do Ka.

Com 11,7% do mercado brasileiro de veículos leves, acumulados de janeiro a novembro, a Ford ocupa o quarto lugar. Precisa, portanto, de um carro moderno para disputar a faixa de mercado mais concorrida, formada por automóveis como o Celta, da General Motors.

A primeira idéia era conceber um automóvel a partir do projeto do Ka, com capacidade para três passageiros no banco traseiro. De janeiro a novembro, a Ford produziu no Brasil 233 mil veículos, um crescimento de 23,85% em relação a igual período de 2003.