Florínea adere ao projeto ‘Município Verde’

Diário do Vale/Assis

qui, 04/06/2009 - 9h26 | Do Portal do Governo

Ocorreu no município de São Manuel, entre os dias 26 e 28 de maio, encontro de capacitação promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Durante o encontro, participaram o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Francisco Graziano, além de cerca de 30 prefeitos.

O prefeito Rodrigo Siqueira da Silva (PSDB), de Florínea, marcou presença e aderiu ao projeto Município Verde. Trata-se de documento que impõe aos municípios uma série de ações estratégicas voltadas à preservação do meio ambiente. Todas as ações são pontuadas, e com uma boa pontuação, o município pode receber diversos projetos.

A adesão dos municípios ao projeto se dá a partir da assinatura de um ‘Protocolo de Intenções’. Nele é estabelecida uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e determinadas ações necessárias para que o município seja certificado como ‘Verde’. Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente são as 10 diretivas do projeto e são nelas que os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

O funcionário municipal responsável pelas ações ambientais do município de Florínea, César Augusto Fernandes, também esteve no encontro e participou da capacitação que foi oferecida pela secretaria. Florínea já planeja para este ano, importantes ações em favor do meio ambiente, além de promover melhorias no aterro sanitário, garantindo a legalidade e a segurança ambiental da área. Também deve implantar nos próximos meses, a coleta seletiva de lixo.