Flores e árvores em hospital da zona norte. É o Pomar

Jornal da Tarde - 10/6/2002

seg, 10/06/2002 - 11h12 | Do Portal do Governo

A diretoria do Hospital e Maternidade Escola da Vila Nova Cachoeirinha, que tem o maior berçário de alto risco da América Latina, é a nova parceira do Pomar. Em breve, 21 mil m2 de área arborizada vão mudar sua paisagem

Árvores frutíferas e diversas espécies de flores no lugar de um matagal. Esse cenário vai ocupar futuramente os 21 mil m2 de área verde do Hospital e Maternidade Escola da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte, substituindo o mato desordenado, que hoje toma conta do terreno. Como nova parceira do Projeto Pomar, a diretoria do hospital busca arborizar o local, trazendo de volta uma paisagem mais agradável aos pacientes e funcionários.

O objetivo do Projeto Pomar – que surgiu de uma iniciativa do JT e conta com a parceria das secretarias Municipal e Estadual do Meio Ambiente e de empresas privadas – é arborizar e recuperar o meio ambiente de São Paulo, além de criar novas áreas verdes.

O Hospital e Maternidade Escola da Vila Nova Cachoeirinha é responsável pelo maior berçário de alto risco da América Latina. Para se ter uma idéia da dimensão do hospital, são feitas 6.753 consultas e 231 partos de alto risco por mês. Desde que a administração atual assumiu o hospital, foram feitas várias reformas nas instalações, buscando melhorar os serviços. Agora, a preocupação é com a aparência da área externa do hospital.

‘O mato cresce de maneira desordenada e não existe periodicidade para a poda do mato e das árvores’, explica o diretor administrativo do hospital, José Tadeu da Costa. ‘Chegou a hora de fazer um tratamento paisagístico, deixando o terreno mais bonito.’

Entre as idéias para a recuperação da área verde do hospital estão a criação de uma cerca viva, melhorando o visual e separando os limites do terreno, e o plantio de árvores perto dos quartos das gestantes, evitando o aquecimento direto provocado pelo sol.

Em busca de parceiros

Para viabilizar a implantação do Projeto Pomar no hospital da Vila Nova Cachoeirinha, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) está buscando parceiros que queiram investir no empreendimento. As empresas interessadas devem ligar para o telefone 288-8522, ramal 348 ou 339.