Fila para cirurgia cardíaca infantil deve diminuir em SP

Diário de S.Paulo - Quarta-feira, 19 de outubro de 2005

qua, 19/10/2005 - 11h53 | Do Portal do Governo

Jaqueline Falcão

A entrega de um novo prédio no Instituto Dante Pazzanese vai dobrar o número de leitos e ampliar o atendimento às crianças, que chegam a 200 na lista de espera

A inauguração de um novo prédio no Instituto Dante Pazzanese, na Zona Sul, no dia 15 de novembro, deverá diminuir a fila de espera por cirurgia cardíaca no estado, principalmente em crianças, que chega a ter 200 pacientes na lista. O novo edifício, com quatro andares, vai dobrar o número de leitos — dos atuais 247 para 501. Haverá ainda mais oito centros cirúrgicos e seis salas para hemodinâmica (local onde são realizados o cateterismo e a angioplastia). As obras haviam sido paralisadas em 1992 e retomadas há dois anos.

“Temos um gargalo grande no estado de cirurgia cardíaca infantil. A maioria é caso de malformação congênita. Abrimos um serviço em São José do Rio Preto, no Interior, e pedimos para o Dante, mas aqui são poucas salas e não passam de duas cirurgias por dia. O novo prédio vai ajudar a diminuir esta fila”, afirma o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Em adultos, segundo a diretoria do Dante, casos não emergenciais levam um mês para serem resolvidos.
O novo prédio abrigará 160 leitos de enfermaria, 74 leitos de UTI (sendo 24 de UTI coronariana). Hoje, a UTI do Dante tem 25 leitos e a unidade coronariana, nove.

Equipamentos
O Instituto também recebeu novos aparelhos. Os equipamentos em funcionamento hoje no hospital têm entre dez e 12 anos de uso. O novo aparelho para cateterismo e angioplastia permite a detecção de imagens digitais dos procedimentos realizados durante a cirurgia. “Teremos ainda um tomógrafo que permite ver as artérias em três dimensões sem fazer cateterismo. Será o primeiro hospital público a ter este equipamento”, diz Barradas.

Seis carrinhos de anestesia controlarão automaticamente o nível de anestesia injetado n paciente. Na nova UTI, cada leito terá o monitor chamado multiparâmetro. As telas permitem ao médico acessar o histórico do pacientes, consultando resultados de exames.

Exame em 2 horas acelera cirurgia
O Hospital Estadual Pérola Byington, na região da Bela Vista, no Centro da Capital, inaugura hoje o Centro de Alta Resolutividade. Com o novo setor, as pacientes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ter os resultados de exames de câncer de mama em apenas duas horas.

Com o resultado em mãos no mesmo dia, a paciente já sairá da unidade com a data da cirurgia marcada (caso a doença seja diagnosticada).

Para reforçar a nova ala, o hospital recebeu um aparelho de mamografia digital. No total, o centro terá quatro mamógrafos, dois equipamentos de ultra-som e aparelhos para a realização de punções e de biópsias.

“Essa nova forma de atendimento permite aliviar a ansiedade das mulheres, que muitas vezes têm doenças benignas, mas precisavam aguardar o resultado do exame. Por outro lado, aquelas com nódulos malignos já iniciam os exames para tratamento no mesmo dia, impedindo que tumores cresçam no período de espera”, diz o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.