Festival reúne a vasta produção artística da Unicamp

Correio Popular - Domingo, dia 17 de setembro de 2006

dom, 17/09/2006 - 11h32 | Do Portal do Governo

Bruno Ribeiro

DA AGÊNCIA ANHANGÜERA

bruno@rac.com.br

Começou a 7ª edição do Festival do Instituto de Artes (Feia), considerado um dos maiores eventos universitários do Brasil. Até o dia 24 de setembro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abrigará exposições, shows de música, oficinas, debates e apresentações de dança e teatro produzidas pelos próprios alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Artes Cênicas, Artes Corporais, Artes Plásticas, Multimeios e Música da universidade. A abertura oficial acontece hoje, às 15h, na moradia estudantil, localizada à Avenida Santa Isabel, 1.125, em Barão Geraldo. Depois da cerimônia conduzida pelo professor José Roberto Zan, diretor do Instituto de Artes, haverá show de música caribenha com a banda Hijos de Fidel.

Segundo o estudante Leonel Carneiro, um dos organizadores da 7 edição do Feia, a expectativa é que cerca de 20 mil pessoas participem dos sete dias de evento. “Temos inscritos de várias partes do Estado de São Paulo, prova de que estamos nos tornando cada vez mais conhecidos no meio artístico”, disse. Grupos do Rio Grande do Norte e até da Argentina se inscreveram, mas não conseguiram entrar na programação porque “o festival ainda não conseguiu o patrocínio necessário para ampliar seu alcance”, afirmou o organizador.

Entre os destaques estão a peça Entrevista com Stella do Patrocínio, que será encenada pela primeira vez em Campinas amanhã, às 18h e às 19h, e o show do músico André Mehmari na sexta-feira, também em dois horários: às 18h e às 19h. Teatro e música acontecem no Auditório do Instituto de Artes. Outro destaque é a pré-estréia do filme Cafundó, dirigido por Paulo Betti, que ocorrerá no Cine Jaraguá amanhã, às 21h. “A parceria com outros espaços fora da Unicamp é importante para democratizar o acesso ao que está sendo feito e também divulgar o nosso trabalho para a sociedade”, disse Carneiro.

A programação completa da 7 edição do Feia pode ser conferida no site oficial do evento (www.feia.art.br). Eentre as atrações de teatro, duas peças da companhia campineira Lume poderão ser vistas: as elogiadas O Não-Lugar de Agada Tchainik e La Scarpeta. Grupos musicais como Cupinzeiro, Banda de Argila e Eletrogroove mostram a diversidade sonora através de trabalhos autorais. Nas artes plásticas, exposição permanente dos artistas Dhemi, José Luís Bonfim e Tiago Costa Moraes. O encerramento será na Praça do Côco, em Barão Geraldo, e trará uma roda de samba composta por 30 sambistas do Grupo Morro das Pedras, de São Paulo. Toda a programação do festival é aberta ao público com entrada franca.