Festival de Inverno vai ocupar vários espaços

A Tribuna - Segunda-feira, dia 3 de julho de 2006

seg, 03/07/2006 - 12h04 | Do Portal do Governo

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que chega à sua 37ª edição, começa no próximo sábado e se estende até o dia 30, com uma agenda que homenageia a música russa e Mozart. O evento de música clássica, considerado o maior da América Latina, terá 42 espetáculos e uma série de novidades.

  A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) abre a programação, sábado às 21 horas, no Auditório Cláudio Santoro, sob regência de John Neschling. O festival prossegue com nomes consagrados, como Alex Klein, Antônio Meneses, German Brass, Jean-Louis Steuerman, Nelson Freire, Orquestra Sinfônica Brasileira, Quarteto Borodin, Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, Rosana Lamosa, Yamandu Costa e Orquestra Acadêmica do Festival, que ficou responsável pelo encerramento do evento, com um espetáculo na Sala São Paulo.

  Pelo terceiro ano, o maestro Roberto Minczuk assume a direção artística do festival, que, desta vez, traz o maestro Edino Krieger como compositor residente e resgata a música russa por meio de seus principais compositores, a exemplo de Borodin, Stravinsky e Tchaikovsky. Além disso, são lembrados os 250 anos de nascimento de Mozart com a inclusão de suas obras nos repertórios das apresentações.

  Os homenageados desta edição também ganham destaque na 1ª Mostra de Cinema, que acontece do dia 16 ao 30, às sextas-feiras e aos domingos, no Espaço Cultural Cinema Dr. Além. Outras inovações são a montagem da ópera Mozart e Salieri Opus 48, de Rimsky-Korsakov, e a realização do painel Como Construir uma Carreira Internacional, com mediação do coordenador geral do festival, Clodoaldo Medina.

  Ao longo dos 23 dias do evento, cerca de 200 pessoas, que receberam bolsas de estudo, passam por cursos de canto lírico, composição, instrumentos, música de câmara, prática de orquestra e regência, ministrados por profissionais de dentro e de fora do País. Esta turma vai integrar a Orquestra Acadêmica do Festival, com a oportunidade de gravar um CD.

  O Festival de Campos do Jordão também vai ocupar a Igreja São Benedito, a Igreja Santa Terezinha, o Palácio Boa Vista e a Praça Capivari. Algumas atividades têm entrada gratuita e as demais custam de R$ 10,00 a R$ 80,00. Vendas pelo telefone 0300-789-6846 e pelo site www.ticketmaster.com.br. Mais informações em www.festivalcamposdojordao.org.br.