Festival de Inverno leva um milhão a Campos do Jordão

Gazeta Mercantil - São Paulo - Segunda-feira, 11 de julho de 2005

seg, 11/07/2005 - 10h26 | Do Portal do Governo

Bares, restaurantes e hotéis triplicam faturamento; PM prepara esquema de segurança

A temporada de inverno vai levar um milhão de pessoas a Campos do Jordão. Malharias, comércio, bares, restaurantes, hotéis e até concessionárias de veículos aproveitam o movimento para ampliar o faturamento na cidade distante 167 quilômetros de São Paulo e localizada na Serra da Mantiqueira.

Com tamanha aglomeração, a Polícia Militar preparou um esquema de segurança durante toda a programação do 36º Festival de Inverno, no mês de julho. Batizada de Operação Inverno, a campanha da PM buscar dar maior segurança para os turistas e à população.

Um dos locais mais frios do Estado de São Paulo, Campos do Jordão é refúgio da classe média paulistana no inverno. Com construções no estilo alemão, a cidade é famosa por seus vinhos, culinária e festivais de música. Com isso, atrai visitantes de todo o País.

A Operação Inverno, que começou no dia 1º de julho, terá prosseguimento até o próximo dia 30. ‘O fluxo de pessoas aumenta muito nesta época, então aumentamos o policiamento para evitar que ocorram crimes’, explica a porta-voz do Comando de Policiamento do Interior da região de São José dos Campos, o CPI/1, a tenente Jaqueline Aparecida Ferreira Pires. A ação terá a participação de 1.222 policiais na cidade.

Efetivo

Segundo o supervisor da Operação Inverno, comandante Sérgio Teixeira Alves, do CPI/1, os policiais reforçarão a segurança na cidade. Foram chamados 530 alunos e oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, 80 policiais da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), que atuarão nos fins de semana, e 40 homens da cavalaria Polícia Montada ‘9 de Julho’. Também haverá reforço de 300 policiais da região, além de policiamentos rodoviário, ambiental, aéreo, e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Alves, o policiamento se intensificará principalmente nos finais de semana. ‘As rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Floriano Rodrigues Pinheiro terão 120 homens garantindo a fiscalização; 80 homens do 3º Batalhão de Polícia Ambiental, que é do Guarujá, serão responsáveis pela cautela com as reservas da região, e temos o helicóptero Águia e o auxílio de 12 homens apoiando os outros policiais’, ressalta.

Alves lembra, ainda, que as casas noturnas e de espetáculo não foram esquecidas. ‘Os bombeiros ajudarão os encarregados da fiscalização municipal, na vistoria desses locais. Queremos evitar incidentes durante a temporada; por isso colocamos mais 60 homens’, enfatiza.

Evento de abertura

No dia 1º de julho houve o lançamento da Operação Inverno 2005, na avenida Januário Miraglia, 1.200, em Abernéssia, na cidade de Campos do Jordão. O cerimônia contou com a presença do prefeito João Paulo Ismael, de membros do Fórum local, da Câmara Municipal e da Polícia Militar. Durante a celebração houve o canto do hino nacional, o discurso do comandante geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Teixeira Borges, e do prefeito, além de desfile da Tropa e demonstração de ocorrência policial.