Festival de estrelas na serra paulista

O Estado de S. Paulo - Sexta-feira, 8 de julho de 2005

sex, 08/07/2005 - 9h02 | Do Portal do Governo

Osesp abre neste fim de semana uma programação que nunca teve tantos nomes consagrados

João Luiz Sampaio

Entre tantas opções de recitais, óperas e concertos sinfônicos, não é incomum que o público se perca entre as atrações oferecidas este mês pelo Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O Estado selecionou abaixo, semana a semana, as principais atrações, para que você programe sua viagem à serra sabendo o que vai ver e ouvir.

PRIMEIRA SEMANA

Dias 9 e 10 de julho. Esta é a semana mais curta, na verdade contempla apenas o fim de semana. A abertura do festival, como de costume, fica a cargo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Com regência de John Neschling, o programa de amanhã tem como destaque o Concierto Pastorale de Joaquin Rodrigo, peça para flauta, com solos de Sharom Bezaly, uma das obras que serão gravadas pela orquestra para o selo sueco BIS. No domingo, são duas as atrações principais: na Praça do Capivari, serão apresentados trechos da ópera Cosi Fan Tutte, de Mozart, com o elenco que acaba de encenar a ópera no São Pedro, dentro do projeto Ópera Estúdio. Mais tarde, no Auditório, mais vozes: Sebastião Teixeira, José Gallisa e Edna D’Oliveira cantam trechos do Porgy and Bess de Gershwin com a Orquestra Experimental de Repertório e o maestro Jamil Maluf.

SEGUNDA SEMANA

De 11 a 17 de julho. Na terça-feira, vale a pena conferir o concerto do renomado Quarteto Amazônia com o pianista Jean-Louis Steuerman como convidado especial: eles começam com um quinteto de Brahms e terminam com uma seleção de tangos de Piazzolla, repertório que rendeu ao conjunto um Grammy. O mesmo Steuerman será o solista do primeiro concerto da orquestra de bolsistas do festival, no sábado, com regência de Minczuk e o Concerto n.º 20 de Mozart. No mesmo programa estão as Variações Sinfônicas de Almeida Prado, o compositor residente desta edição do festival, em estréia mundial. Também no sábado, o tenor Fernando Portari e a soprano Rosana Lamosa, os professores de canto desta edição, cantam um programa de canções, de Cláudio Santoro a Leonard Bernstein. No domingo, ouça a Banda Sinfônica com a regência de Abel Rocha e o concerto da Sinfônica de Minas Gerais com um convidado ilustre: o tenor americano Robert Blake, qua canta árias do Padre José Maria Xavier.

TERCEIRA SEMANA

De 18 a 24 de julho. Nessa semana ocorre um dos eventos mais aguardados da temporada erudita: o recital do Trio Beaux-Arts. É um dos maiores conjuntos de câmara do mundo, formado por três mestres em seus instrumentos: o experiente pianista Menahem Pressler, o violinista Daniel Hope e o violoncelista Antonio Meneses. Eles vão tocar Beethoven, Shostakovich, Mendelssohn e Copland. Coisa finíssima e não à toa um dos eventos mais concorridos desta edição. De forma que, se você não conseguir ingresso, há outras opções na terceira semana: Hope e Pressler também tocam juntos no sábado e, no domingo, Meneses será o solista da Sinfônica de Campinas, regida por Cláudio Cruz. Será também a semana da ópera. E o título escolhido foi A Queda da Casa de Usher, escrita por Phillip Glass em 1988. Aqui, as opiniões se dividem. Mas, se você quiser arriscar, pelo menos o fará com a certeza de um bom elenco: Rosana Lamosa, Fernando Portari e Paulo Szot, com regência de Minczuk. A estréia é na sexta, com repetição no sábado.

QUARTA SEMANA

De 25 a 31 de julho. De segunda a quarta, as atrações são programas de música de câmara com artistas do festival. São trios, quartetos, quintetos dos mais variados compositores, estilos e orientações estéticas. Vale a pena: esses encontros, muitas vezes espontâneos, entre os grandes músicos que atuam como professores do festival, costumam render experiências musicais interessantes. Na quinta, será a vez do pianista Arnaldo Cohen. Seu recital terá Bach, Busoni, Gnatalli, Nazareth, Nepomuceno e, na segunda parte, os 24 Prelúdios de Chopin. Cohen estará em São Paulo para longa agenda ao longo de julho. Depois de um tempo sumido dos palcos, ele toca com a Osesp na Sala São Paulo e com ela também grava os concertos para piano de Liszt. E ele faz também o concerto de encerramento, no sábado, tocando com a Osesp o Concerto em Formas Brasileiras de Heckel Tavares. Deve ser bom o reencontro com Cohen, mas essa semana tem um outro argumento na luta pelo primeiro lugar em meio à programação. Na sexta, o maestro Kurt Masur vai fazer seu primeiro concerto com a Orquestra Acadêmica do Festival. Ele rege um programa com Brahms, Samuel Barber e a Sinfonia nº 1 de Mahler, que será repetido no domingo na Sala São Paulo. Ver Masur regendo é sempre um prazer e aqui será interessante acompanhar como os jovens alunos da orquestra reagem sob a sua batuta. E por falar em alunos, é bom não esquecer que este é um festival cujo propósito inicial é formar novos talentos. Essa última semana tem uma extensa programação com concertos deles. Na sexta, apresentam-se os alunos das classes de piano; no sábado, será a vez dos alunos selecionados para as classes de canto e dos alunos de regência de Kurt Masur.

Para curtir o clima com garantia

O festival é realizado em diversos palcos distribuídos por Campos do Jordão. O principal é o Auditório Cláudio Santoro (R. Dr. Arrobas Martins, 1.880), que sempre esteve secundado pela Praça do Capivari, com apresentações ao ar livre. Desde o ano passado, porém, outros espaços passaram a ser ocupados: a Igreja São Benedito (Pça. do Capivari), o Espaço Cultural Dr. Além (R. Dr. Januário Miraglia, 1.582), A Igreja Santa Terezinha (R. Tadeu Rangel Pestana, 662) e o Palácio da Boa Vista (Av. Alto da Boa Vista, 3.100).
Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 70, mas muitos eventos, como os da Praça do Capivari, por exemplo, são gratuitos. Os ingressos, por enquanto, estão esgotados apenas para a abertura do festival: o concerto da Osesp, amanhã, no Auditório Cláudio Santoro. Há algumas opções de locais para se comprar os ingressos. Em Campos do Jordão, os ingressos são vendidos no Auditório Cláudio Santoro (telefone 0–12 3662-2334) e em postos de vendas montados na Praça do Capivari. A organização recomenda, porém, que os ingressos sejam comprados com antecedência, de preferência antes da viagem, em São Paulo, onde são vendidos na bilheteria da Sala São Paulo (telefone 3337-5414). Outra opção é a compra por telefone, pela Ticketmaster (www.ticketmaster.com.br ou telefone 0–11 6846-6000), com acréscimo de taxa de entrega.

Quem não for a Campos poderá acompanhar alguns dos principais concertos pela Rádio Cultura (FM 103,3). A abertura, os trechos de Porgy and Bess, o Trio Beaux Arts, Robert Blake, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman, o concerto de encerramento: estas são apenas algumas das transmissões previstas. Mais detalhes no site www.culturafm.com.br.

Quem ainda assim preferir ir a Campos de Jordão, pode optar por ônibus (no número 0–11 6618-2044 pode-se obter informações sobre horários e preços) ou carros. A Dersa oferece informações sobre a condição das estradas no telefone 0800-55 55-10. A Rádio Eldorado também terá um estúdio em Campos ao longo de julho, com informações sobre tempo, estradas e atrações da temporada.