Festival da Mantiqueira recebe Sousa Tavares, Tezza e outros

Folha de S. Paulo

sex, 29/05/2009 - 8h38 | Do Portal do Governo

Edição do evento vai até domingo e terá anúncio de finalistas do Prêmio SP

De hoje a domingo, a segunda edição do Festival da Mantiqueira leva a São Francisco Xavier (138 km de São Paulo) autores como Luis Fernando Verissimo, Ignácio de Loyola Brandão e Cristovão Tezza.

O evento literário da Secretaria de Estado da Cultura terá um autor estrangeiro -o português Miguel Sousa Tavares, que esteve duas vezes na Flip-, num total de 29 autores, dez a mais do que em 2008.

“Não é um festival grande, mas justamente por isso permite convívio com autores”, diz o cineasta André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento da secretaria e programador do evento. Ele espera levar 5.000 pessoas ao distrito de São José dos Campos, 2.000 a mais do que na primeira edição.

A abertura, hoje, terá atrações musicais como o Jazz 6 (grupo de Luis Fernando Verissimo) e Marina de la Riva.

Os debates começam amanhã, com duas mesas que reúnem os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura de 2008 -às 11h, os da categoria melhor autor (além do vencedor, Tezza, Beatriz Bracher, Menalton Braff e Wilson Bueno; Bernardo Carvalho não comparecerá); e, às 17h, os da categoria autor estreante.

Sousa Tavares fala em mesa às 11h de domingo. Boris Fausto e Nilton Bonder participam de debates à tarde. A programação completa, gratuita, pode ser conferida pelo site www.cultura.sp.gov.br.

Para “privilegiar” o festival, o governo do Estado decidiu anunciar, no sábado, os finalistas do 2º Prêmio São Paulo de Literatura. Em vez de cinco autores concorrendo em cada categoria, como no ano passado, agora serão dez em cada uma.

O prêmio, referente a obras publicadas em 2008, será entregue em agosto.