Festa inclui até shows no Second Life

O Estado de S.Paulo - Sábado, 26 de janeiro de 2008

sáb, 26/01/2008 - 13h26 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Shows no Vale do Anhangabaú e no Parque da Independência que reuniram 85 mil pessoas marcaram ontem as comemorações do aniversário de 454 anos de São Paulo. A festa incluiu até shows virtuais no Second Life.

No centro, samba e pagode atraíram 50 mil pessoas. No Parque da Independência, na zona sul, a estrela foi Jorge Ben Jor, para 35 mil espectadores. E numa réplica computadorizada da Avenida Paulista, alojada no Second Life, um ambiente virtual onde é possível criar personagens e interagir com outras pessoas, houve um show da roqueira baiana Pitty, que enfrentou atrasos e problemas técnicos e atraiu pouca gente.

Em outro ambiente do Second Life, chamado Ilha Berrini, quem se apresentou foi a paulistana Mônica Albuquerque, no estilo “banquinho e violão”. “Achei a personagem parecida comigo”, disse Mônica ao Estado. “Me senti uma dubladora de desenho animado.”

No mundo real, após trabalhar até as 18 horas, a vendedora Severian Lucinete Conceição, de 27 anos, aproveitou para se divertir. “O movimento na loja estava bom, à tarde. Tive de trabalhar. São Paulo é isso: muita batalha”, disse, ao se lembrar da idéia de “paraíso” que fazia da capital quando chegou de Garanhuns (PE) há dez anos.

Moradora do centro, a copeira paraibana Verônica Claudino, de 32 anos, levou a família. “Acabei de chegar e vou ficar bastante. O bom do centro é que sempre tem shows.”

No Parque da Independência, a platéia era composta de jovens, em sua maioria. Não houve registro de casos graves no posto médico, e a polícia efetuou apenas três apreensões de entorpecentes. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o governador José Serra (PSDB) acompanharam o show e foram embora pouco antes do final.

No Bexiga, o tradicional bolo de aniversário foi consumido, em 7 segundos, por 6 mil pessoas.

LITORAL

O tempo nublado e a proximidade do carnaval fizeram com que muita gente não aproveitasse as praias da Baixada Santista. De acordo com a Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, ontem o tráfego foi tranqüilo a ponto de não ter sido preciso implantar a operação descida (7×3). Até as 18 horas, 139 mil veículos haviam descido. A previsão inicial era de que entre 265 mil e 410 mil veículos seguissem para o litoral durante o feriadão.