Festa dos 80 anos da Etec Fernando Prestes segue até amanhã

Cruzeiro do Sul/Sorocaba

qua, 10/06/2009 - 11h45 | Do Portal do Governo

A apresentação da Banda Marcial da Escola Técnica (Etec) ‘Fernando Prestes, às 9h30, e um jantar dançante a partir das 21h, marcam hoje a continuidade das festividades pelos 80 anos da instituição. Uma sessão solene na assembleia Legislativa de São Paulo, o lançamento de uma revista comemorativa e um culto em Ação de Graças, com a apresentação do coral da Igreja Presbiteriana Filadélfia na escola, deram início ontem à semana alusiva à data. As atividades prosseguem amanhã, dia 10, com mais apresentações da Banda Marcial, o tradicional Chá de Santo Antônio, às 19h30, e o lançamento do selo comemorativo dos 80 anos da Etec Fernando Prestes, na sequência.

A sessão solene foi presidida pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT). Além dos 80 anos da Etec foi lembrado os 40 anos do Centro Estadual de Ensino Técnico Paula Souza (Ceeteps). Durante o evento a apresentação da orquestra filarmônica, por alunos da Etec local, regida pelo maestro Leonardo de Almeida Anunciación. Participaram o diretor da Fernando Prestes, Paulo Sérgio Germano; o vice-superintendente do Ceeteps, César Silva; secretário-adjunto de Gestão Pública, Marcos Monteiro; e o coordenador pedagógico da escola, José Francisco da Rocha.

Os representantes de pelo menos 18 Etecs e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estiveram presentes. O diretor Paulo Germano falou da importância da instituição e lembrou que a escola Fernando Prestes nasceu no mesmo ano da quebra da bolsa de Nova York (1929), numa crise econômica que envolveu o mundo inteiro. E ela (escola), disse Germano, viu passar a Segunda Guerra Mundial, o período dos governos militares e a redemocratização.

Segundo a direção da escola, desde o início do ano são oferecidas atividades em comemoração aos 80 anos da Etec, como espetáculos teatrais e mostra fotográfica. A escola atua junto a entidades institucionais, entre elas a Pastoral do Menor e o Projeto Pérola. Tem em torno de 1.900 alunos em 11 cursos técnicos e ensino médio. Mais informações sobre os eventos, a instituição, sua história e cursos podem ser obtidas no site www.etefernandoprestes.com.br.