Festa do Interior em plena Capital

Jornal da Tarde - Sábado, dia 9 de setembro de 2006

sáb, 09/09/2006 - 11h14 | Do Portal do Governo

Começa hoje, no Parque Água Branca, o Revelando São Paulo, evento que reúne a cultura do Estado

NAIANA OSCAR, naiana.oscar@grupoestado.com.br

Observar o ritmo lento dos carros de bois, ao som de um violeiro, saboreando um cafezinho socado na hora, ou uma cachaça puríssima, depois de já ter se fartado com uma bela galinhada, ou um virado de ervilha. Tudo isso acompanhado, é claro, de uma boa prosa caipira, com sotaque sossegado, que só de ouvir faz a gente relaxar. Onde fazer um programas desses? No Parque da Água Branca, perto do metrô Barra Funda.

Hoje é o primeiro dia do 10º Revelando São Paulo, o maior encontro da cultura tradicional do Estado, promovido pela Secretaria Estadual da Cultura. Até dia 17 de setembro, os paulistanos vão poder conhecer as comidas típicas de 164 municípios do Interior de São Paulo e seus artesanatos. A arena central do Parque não fica vazia um minuto. Violeiros e grupos de danças folclóricas revezam-se durante o dia, das 9h às 21h. Os organizadores esperam a visitação de 1,3 milhão de pessoas.

A abertura oficial será no domingo, com uma grande celebração inter-religiosa, da qual participarão líderes de 10 religiões diferentes. O momento mais esperado é a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, às 11h30. “A santa é muito representativa, independentemente da crença”, diz o coordenador do evento, Rodrigo Amaral.

No primeiro fim de semana do Revelando São Paulo, ocorre também o Festival da Amizade. É uma série de apresentações artísticas de 40 comunidades estrangeiras da Capital e do Litoral paulista, com o intuito de promover a diversidade cultural e a paz entre os povos. Os estandes de culinária e artesanato são identificados com o nome do município. É preciso mesmo uma semana para poder provar todos os pratos.

Os preços não assustam. Mas se você não tem uma semana para desfrutar da cultura caipira no Parque da Água Branca, o idealizador do evento, Toninho Macedo, lista o que é imperdível: “Virado de ervilhas de Atibaia, porco no rolete de São José do Rio Pardo, e os docinhos de Guará”.

Um lugar que não pode deixar de ser visitado é o Rancho Tropeiro, um conjunto de estandes com comidas típicas de Redenção da Serra e Paraibuna. Enquanto os visitantes provam quitutes regionais, um grupo canta e toca viola. A festa ali costumar passar da meia noite.

A entrada no Revelando São Paulo é grátis. Mais informações, pelos telefones 3675-2271/ 3675-2297.