Férias: Cebimar tem programa de visitas monitoradas

Visitas demoram, em média, 40 minutos e os visitantes são atendidos em grupos de 10 pessoas. É grátis

sáb, 17/01/2004 - 19h59 | Do Portal do Governo

O Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP realiza, até o dia 22 de fevereiro, o programa de visitas monitoradas com passeio à praia para observação do ecossistema e visita aos tanques e aquários do Centro, que abrigam organismos vivos especialmente selecionados para a exposição.

Retomada em julho do ano passado após sete anos de interrupção, a atividade tem o objetivo de compartilhar o conhecimento gerado na universidade com todos os interessados em aprender mais sobre o mar e a vida que ele abriga. “As pessoas vão se surpreender ao serem apresentadas a animais pelos quais passaram várias vezes sem nem imaginar que eram bichos”, promete a bióloga Valéria Flora Hadel, responsável pelo programa.

Bolinha de piche

Localizado à beira-mar, no litoral norte do estado, o Cebimar tem em seu entorno uma área de proteção ambiental, reservada à pesquisa e ideal para a abordagem de conceitos ecológicos relativos ao ecossistema marinho. No passeio pela praia e pelos costões rochosos próximos, os monitores esclarecem, em linguagem informal, os impactos ambientais do lixo e a importância da mata conservacionista.

Também dão explicações sobre o modo de vida de vários habitantes desse ambiente, no laboratório do Cebimar. Segundo a bióloga, foram escolhidos para a apresentação os organismos mais comuns da praia, como os caranguejos e as bolachas do mar, e os mais inacessíveis (entre eles alguns tipos de algas e de corais), que só podem ser vistos por mergulhadores.

Há também os curiosos. A craca, que parece um vulcãozinho grudado na pedra, ganha notoriedade apenas quando é apresentado como um animal, e a ascídea, um bichinho sem graça, que mais parece uma bolinha de piche, se torna importante pelo fato de possuir o uma estrutura idêntica ao início da coluna vertebral humana.

Deficientes

O programa de visitas monitoradas ao Cebimar fica aberto ao público em geral sempre nos meses de férias, e é gratuito. Durante o resto do ano funciona apenas com visitas agendadas, para grupos especiais, como escolares e terceira idade.

Este ano, as visitas começaram no dia 8 de janeiro: acontecem de quinta a domingo, das 14 às 17 horas. Os visitantes são atendidos em grupos de aproximadamente 10 pessoas, que demoram em média 40 minutos na atividade, mas podem ficar o tempo que acharem necessário para satisfazer a curiosidade.

Valéria Hadel conta que a iniciativa tem também o intuito de oferecer esclarecimentos a pessoas interessados em seguir carreira na área. “Todos os nossos monitores são alunos de cursos relacionados à biologia”, explica.

A bióloga ressalta ainda que todas as atividades desenvolvidas no Cebimar prevêem a participação de deficientes motores e sensoriais. “A procura desse público tem sido pequena, mas estamos preparados para recebê-lo”, afirma.

O Cebimar

O Centro de Biologia Marinha da USP oferece infra-estrutura adequada para o desenvolvimento de projetos a pesquisadores e docentes de outras unidades da universidade, da Unicamp e da Unesp, de universidades federais e de diversos institutos de pesquisa, além dos integrantes do seu quadro próprio.

Os temas de estudo e pesquisa abordados podem ter caráter básico, nas áreas de ecologia, fisiologia e zoologia de organismos vivos, ou aplicado, como o monitoramento da poluição marinha e o estudo de substâncias bioativas. Também é adequado ao desenvolvimento de disciplinas de graduação, pós graduação e de cursos de extensão.

Para isso, dispõe de laboratórios com água do mar, tanques para manutenção de organismos vivos, salas de aula, refeitório, biblioteca especializada, alojamento e auditório. Seu endereço é Rodovia Manoel Hipólito do Rego, km 131,5, em São Sebastião.

Simone de Marco
Da Agência Imprensa Oficial