Febem intensifica controle em S. José

ValeParaibano - São José dos Campos - Quarta-feira, 1º de dezembro de 2004

qua, 01/12/2004 - 9h27 | Do Portal do Governo

Secretário de Justiça visita unidade e anuncia envio de funcionários de SP para orientar administração e prestação de contas

Guilherme Busch
São José dos Campos

A Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) vai ampliar a interferência na administração do Centro Sócio-Educacional Tamoios, em São José dos Campos. O objetivo é ter um funcionário da fundação dentro de cada departamento da unidade, gerenciada em parceria com a ong (organização não-governamental) Unipaz, de São Paulo.

A medida foi anunciada ontem pelo secretário de Estado da Justiça e presidente da Febem, Alexandre de Moraes, durante visita à unidade.

A Febem de São José tem nova direção desde 19 de novembro, quando o Estado decretou intervenção na unidade devido a supostas irregularidades administrativas e problemas com disciplina e segurança. O então diretor Alberto Paiotti foi afastado e em seu lugar assumiu Antonio Carlos Pinheiro Paiva.

Segundo Moraes, um funcionário da Febem já está trabalhando com a Unipaz em São José. Sua tarefa é orientar sobre os procedimentos na área administrativa e de prestação de contas.

Mais funcionários (entre 2 e 10) virão de São Paulo para atuar em outras áreas da unidade, em todos os turnos.

‘Houve alguns problemas de gestão que precisavam ser acertados e minha vinda para cá foi para fazer esses ajustes’, disse Moraes, que passou três horas na unidade.

Segundo o secretário, a Unipaz pediu mais funcionários e ajuda na gestão financeira.

‘Esse funcionário já começou a trabalhar, mas o importante é deixar claro que não mudou em nada o gerenciamento nem a parceria. Apenas teremos uma ajuda na prestação de contas’, disse Antonio Carlos de Andrade, coordenador da Unipaz.

Na parceria, a ong é responsável pela parte pedagógica e profissionalizante e a Febem, pela parte de contenção dos menores.

Segundo o novo diretor da unidade, até agora, as principais mudanças que ocorreram após sua chegada foram de ordem disciplinar. ‘Não é possível o projeto dar certo sem disciplina’, afirmou.

De acordo com a Febem, os menores estão sendo tratados com mais rigor para cumprir horários para acordar, dormir, fazer as refeições e as atividades (aulas e de capacitação).

Reivindicações – Além de conhecer a unidade, o secretário recebeu uma comissão de menores que reivindicou ampliação dos horários de visita de três para quatro horas, aumento do número de cursos profissionalizantes (que hoje são quatro) e mais atividades de esporte e lazer.

‘Ele quis saber como estavam as coisas aqui e eu disse que iam bem. Pedi que fosse criado um curso de montagem de computadores’, disse um dos menores que conversou com o secretário.

Segundo a Febem, o horário de visitas já será ampliado no próximo final de semana e os demais pedidos serão analisados.

RECEPÇÃO – Depois de inspecionar a unidade, o secretário foi recebido em um ‘coquetel’ com doces e salgados feitos pelos internos do curso de panificação.

‘Fizemos isso tudo em dois dias, com uma equipe de 10 pessoas’, disse um dos menores que participou da recepção ao secretário.

‘Comecei o curso de panificação há 2 meses’, disse outro interno. Ambos disseram que pretendem seguir a carreira de técnico em panificação quando saírem da unidade.

Mães vão passar o dia com filhos

O secretário de Estado da Justiça, Alexandre de Moraes, anunciou ontem durante a visita a São José a criação do programa ‘Mãe na Febem’ – toda semana, duas mães poderão passar o dia com os filhos na unidade.

Elas iriam conhecer de perto a rotina da unidade, além de terem mais contato com os filhos.

O programa já foi implantado na unidade de Ribeirão Preto, há três meses, e obteve sucesso, segundo a assessoria de imprensa da Febem.

As mães serão escolhidas pela direção da unidade, entre os internos que tiverem bom comportamento.

‘Isso vai ser bom para que as mães possam conhecer o dia-a-dia da unidade e estar próximas de seus filhos. Essa presença materna ajuda na ressocialização’, afirmou o diretor da unidade de São José, Antonio Carlos Pinheiro Paiva, no cargo desde o dia 19.

‘Acho que isso melhora muito o respeito e o comportamento aqui dentro. Acho muito bom, estou muito feliz’, disse C., mãe de um dos internos.

‘É bom estar mais perto do meu filho, poder passar mais tempo com ele. Isso aproxima mais e ajuda na recuperação dele’, disse R., mãe de outro adolescente.

Ela afirmou que espera poder passar um dia com seu filho na unidade.