Febem fecha parcerias para reabilitar jovens

Valor Econômico - Quinta-feira, 20 de novembro de 2003

qui, 20/11/2003 - 9h57 | Do Portal do Governo

Cláudia Fontoura, de São Paulo

Oportunidade de emprego para recuperar o menor infrator. A Secretaria da Educação do estado lançou ontem o Programa Empresário Amigo da Febem para reunir empresas interessadas em participar do desafio de reabilitar jovens infratores. Depois de uma experiência bem-sucedida com McDonald’s e Fundação Bradesco, a secretaria oficializou o programa com um convênio com a rede Mister Sheik.

Com o programa, o secretário da Educação, Gabriel Chalita, quer levar a cada semana um empresário para conhecer a Febem e avaliar as possibilidades de formar a parceria. ‘A perspectiva de emprego é o melhor incentivo para a recuperação’, diz Chalita. Os adolescentes selecionados são desinternados por ordem da Justiça e passam à condição de liberdade assistida.

O Mister Sheik, que se comprometeu a treinar e empregar 100 jovens até julho de 2004, anunciou ontem os dez primeiros selecionados para trabalhar como ‘esfiheiros’ em dez lojas da rede na capital. Os critérios para a escolha reúnem bom comportamento, resultado escolar e envolvimento da família no processo educacional. Segundo a diretora executiva da Mister Sheik, Renata Nogueira Gomes, nos primeiros 60 dias, os jovens passarão por um treinamento de quatro horas por dia, com direito a carteira assinada e R$ 240 de salário.

Após esse período, eles serão efetivados passando a receber R$ 480 para trabalho em período integral, mais benefícios. O processo será acompanhado por um conselho formado por familiares, técnicos da Febem e profissionais da Mister Sheik. ‘A parceria é boa para os dois lados’, diz Renata. ‘São vagas que precisamos preencher.’

A Febem também mantém desde junho uma parceria com o McDonald’s. Hoje, são 18 adolescentes trabalhando em lojas em Ribeirão Preto, Campinas, Sertãozinho e Franca, no interior de São Paulo. Serão abertas mais 50 vagas e, segundo o McDonald’s, até o fim de 2004, serão mil vagas para jovens da Febem. O McDonald’s tem hoje 36 mil funcionários e a parceria insere-se na política de primeiro emprego da empresa.

A Fundação Bradesco oferece aos jovens da Febem treinamento gratuito para trabalhar como monitores de informática e atendentes de biblioteca na rede pública.

Ontem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi à Brasília entregar ao presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), sua proposta de alteração do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Alckmin propõe o aumento de três para dez anos a pena de restrição de liberdade para o menor infrator. A pena para o adolescente que cometer crime grave ou violento seria de oito anos e, no caso de reincidência, até dez anos.