Febem de Sorocaba terá novos cursos

Jornal da Tarde - Sábado, 20 de março de 2004

sáb, 20/03/2004 - 13h30 | Do Portal do Governo

JOSÉ MARIA TOMAZELA

Os internos da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) em Sorocaba terão a oportunidade de voltar ao convívio social em condições de disputar uma vaga no mercado de trabalho. A partir de segunda-feira, os 72 adolescentes selecionados pelo programa estarão iniciando cursos de fotografia, recorte em madeira e garçom.

O projeto, lançado ontem na cidade, será estendido às outras unidades da Febem no Estado, segundo o presidente da instituição, Marcos Antonio Monteiro.

Os curso, de 60 a 80 horas, serão dados pela Universidade do Trabalhador de Sorocaba (Unit), que firmou parceria com a Febem. A Unit é mantida pela prefeitura e tem como objetivo o aperfeiçoamento do trabalhador através de cursos de qualificação e requalificação que lhes possibilite a abertura de negócio próprio ou a capacitação para melhor colocação no mercado de trabalho.

No caso da Febem, o objetivo é contribuir para a reinserção dos jovens na sociedade. ‘Ao lado do trabalho desenvolvido pela instituição que ocupam provisoriamente, eles receberão subsídios para recomeçar suas vidas mais bem preparados profissionalmente’, disse o prefeito de Sorocaba, Renato Amary (PSDB).

Criada em 1998, a Unit promove cursos gratuitos para a geração de renda, qualificação e requalificação profissional de pessoas desempregadas ou que tenham interesse em ter seu próprio negócio. Em cinco anos, diplomou mais de 5 mil alunos em 90 cursos.

A unidade de Febem abriga 96 adolescentes de 14 a 18 anos, mas 24 ficaram de fora do programa, a maioria porque a situação infracional ainda não foi definida pela Justiça. Segundo a diretora Ana Maria Barbin, a possibilidade de aprender uma profissão produziu um efeito psicológico animador entre os adolescentes. ‘Eles só ficaram preocupados com a possibilidade de não haver vagas para todos, situação que esperamos solucionar escalonando os cursos.’

A definição dos cursos a serem dados foi feita levando em conta o interesse dos internos e a perspectiva de aproveitamento futuro da mão-de-obra. Segundo Monteiro, a partir do funcionamento do programa em Sorocaba será definido seu formato para as outras unidades da Febem. Ele acredita que o aprendizado contribuirá para reduzir as tensões que acabam resultando em rebeliões.