Febem assina com entidade de Mauá a gestão de menores

Diário do Grande ABC - Terça-feira, dia 4 de julho de 2006

ter, 04/07/2006 - 11h18 | Do Portal do Governo

Illenia Negrin

Do Diário do Grande ABC    

A Sabajazac (Sociedade de Moradores do Jardim Zaíra e Circunvizinhança) será co-gestora da unidade de internação para jovens infratores de Mauá, prevista para ser inaugurada em um mês. A Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) vai repassar cerca de R$ 84 mil mensais à entidade, que será responsável pela execução do projeto pedagógico de ressocialização dos adolescentes.

A unidade de Mauá deve ser a sexta inaugurada no Estado dentro do novo modelo de restruturação do sistema, que prevê centros de internação menores, com capacidade para 56 jovens – 40 deles cumprindo medida de privação de liberdade e 16 internados provisoriamente – e de gestão compartilhada entre Estado e uma entidade da sociedade civil. E a única no Grande ABC este ano, já que as negociações emperram a implementação em Diadema, São Bernardo e Santo André. Três já estão em funcionamento – duas em Campinas e uma em Itapetininga – e duas serão inauguradas nesta quarta-feira em Ferraz de Vasconcelos, cidade da Grande São Paulo. Apesar da polêmica em torno da instalação de novas unidades, o Estado garante que em nada lembrarão os atuais complexos, gigantescos e cenários de inúmeras rebeliões. Tanto que o nome Febem não será mais utilizado.No lugar, Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo do Adolescente).

A Sabajazac foi escolhida pela Prefeitura, entre oito candidatas, e formalmente aceita pela fundação depois de vistorias e análises. O convênio foi firmado por um ano, prorrogável por mais quatro. Na próxima segunda-feira, começa a capacitação dos 32 profissionais contratados, entre professores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros. Além deles, trabalharão na unidade um diretor, supervisores e agentes de segurança da Febem, ao todo mais 30 profissionais.

A presidente da entidade, Heloísa Naschreiner, diz que, “na teoria”, acredita na proposta de gestão compartilhada da Febem. Para ela, a assinatura do convênio, que limita o número de internos a 40 adolescentes, é garantia de que as superlotações não serão realidade. “Na prática, veremos como funciona. É a primeira vez que lidamos diretamente com menores infratores. Temos experiência no trabalho preventivo.”

A Sabajazac foi fundada em 1962. Entre as ações promovidas , está a creche conveniada à Prefeitura, que atende a cemcrianças, além do trabalho para a erradicação do trabalho infanti e supervisão do programa Renda Cidadã.