Febem abre portão a mães e ONGs

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Domingo, 20 de fevereiro de 2005

dom, 20/02/2005 - 13h41 | Do Portal do Governo

Para o secretário Alexandre de Moraes, medida é um passo para uma nova fundação, com enfoque educacional e não carcerário

Luciana Garbin

Mães na Febem, ONGs na Febem, religião na Febem. Depois da demissão em massa de quinta-feira, a promessa do secretário Alexandre de Moraes é abrir as unidades da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor para a sociedade civil. E já a partir desta semana. ‘Vamos cadastrar as mães para ter todos os dias, das 6 às 22 horas, de três a cinco em cada unidade. E, a partir do meio da semana, duas a três pessoas de ONGs participando das atividades, conversando com os adolescentes.’

Segundo ele, esse é mais um passo na construção de uma ‘nova Febem’, de enfoque educacional, não carcerário. ‘A Febem sempre vai ser de contenção, porque a lei determina internação. Mas queremos transformá-la em algo próximo à escola.’ Na prática, isso significa aumentar o número de educadores e aproximar os internos da comunidade, para que aprendam ‘uma nova vida’.

A abertura das unidades à participação da comunidade tem sido uma reivindicação das entidades desde a presidência de Saulo de Abreu, atual secretário da Segurança Pública, há quatro anos. Dezessete entidades, incluindo Fundação Abrinq e Pastoral do Menor, já manifestaram interesse em participar. Todas as entidades parceiras elegerão um ouvidor independente.

Além da transparência, o secretário promete para março ensino profissionalizante em todas as unidades da capital. ‘Estamos contratando o Centro Paula Souza para dar cinco tipos de cursos: Casa e Construção Civil, Manutenção Elétrica e Hidráulica, Panificação, Informática e Hotelaria.

Para uma fase seguinte, tem uma proposta mais polêmica: separar maiores de 18 anos dos demais internos. Eles são mais refratários à questão educacional e precisam de atendimento intensivo, incluindo tele-aulas que funcionem como supletivos e um maior número de educadores: um para cada quatro internos.

A presidente da Associação de Mães da Febem, Conceição Paganele, disse que vai cadastrar as mães interessadas em acompanhar os jovens nas unidades na terça e na quarta. Ela espera reunir até quinta cerca de cem mães.

A associação planeja, em um primeiro momento, concentrar esforços nas 22 unidades da Vila Maria e do Tatuapé, na capital. Depois, espalhar a experiência para as outras 55 unidades do Estado. ‘É um momento marcante e não podemos deixar escapar a oportunidade.’ A associação já podia atuar na Febem, mas a presença das mães era limitada.

Demissões

Cinco diretores da Febem no Tatuapé foram afastados do cargo ontem. Foram anunciados o afastamento de dois diretores da Unidade 9, além do desligamento dos diretores das unidades 7, 19 e 39. ‘A troca foi motivada pela necessidade de termos nos postos-chave profissionais que compartilhem do pensamento da presidência ante as importantes modificações que estão sendo realizadas’, informou nota da Febem.

Na madrugada de ontem, houve um pequeno tumulto em duas unidades do Tatuapé. Alguns internos colocaram fogo nos colchões, que logo foi apagado por funcionários e bombeiros. Não houve fugas nem feridos.