Fatec dará bônus a alunos negros e de escolas públicas

Jornal da Tarde - Terça-feira, 04 de Outubro de 2005

ter, 04/10/2005 - 12h32 | Do Portal do Governo

CAMILLA HADDAD

Os afrodescendentes terão um acréscimo de 2% à nota obtida no vestibular. E os alunos de escola pública ganharão 8%. Medida vale também nas ETEsO governador Geraldo Alckmin lançou ontem o manual de inscrição dos vestibulares das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), que regulamenta o bônus para candidatos afrodescendentes e vindos de escolas públicas. O lançamento foi feito no Teorema Vestibulares, na Penha, na Zona Leste, entidade que atende cerca de 700 alunos da periferia em cursos pré-vestibular.

Segundo Alckmin, os alunos afrodescendentes terão um acréscimo de 2% à nota obtida no vestibular. Já os que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública terão 8% a mais na nota do vestibular. Caso o aluno seja afrodescendentes e oriundo de rede pública, o percentual é cumulativo e ele terá 10% a mais na nota conquistada.

O governador lembrou que o novo método não deve ser confundido com o sistema de cotas, uma vez que não há reserva de vagas preestabelecidas, independentemente da qualificação. O sistema de pontuação acrescido à nota dos alunos de escolas públicas e afrodescendentes faz parte de um decreto assinado por Alckmin no dia 13 de maio deste ano.

No caso dos alunos afrodescendentes, é preciso fazer uma auto declaração de sua origem. Apenas em caso de controvérsia, o estudante deverá apresentar documentos que comprovem a afrodescendência. Para aqueles vindos de escolas públicas é necessário documento que ateste o curso concluído em instituição pública.

No vestibular deste ano, as Fatecs vão oferecer 3.300 vagas em 20 diferentes cursos nas 20 unidades existentes no Estado. Já as ETEs terão 33.600 vagas para 58 diferentes cursos em 108 escolas. As inscrições para o vestibular das ETEs começaram no dia 26 de setembro e vão até 11 de outubro. Já nas Fatecs, as inscrições começaram ontem e vão até o dia 14 de outubro.