Fatec aceitará pedido de isento de taxa

Agora São Paulo - Quarta-feira, 20 de agosto de 2008

qua, 20/08/2008 - 14h04 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A partir do próximo dia 27, as Fatecs (Faculdades de Tecnologia de São Paulo) aceitarão solicitações de isenção e de redução de 50% do valor da taxa de inscrição no seu vestibular para o primeiro semestre de 2009. Os pedidos devem ser feitos no site www.vestibularfatec.com.br até o dia 10 de setembro.

O valor da taxa de inscrição nesse processo seletivo ainda não foi divulgado. A taxa do último vestibular foi de R$ 70.

Podem se candidatar à isenção os estudantes que, até 2007, tenham concluído todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular com bolsa de estudos integral, ou ainda aqueles que tenham cursado supletivo. Além disso, é necessário ter renda familiar mensal de até R$ 415 por pessoa, e morar no Estado de São Paulo.

Para pedir a redução, é preciso ser estudante do 3º ano do ensino médio, de curso pré-vestibular ou de cursos superiores de graduação ou de pós. O interessado deve também receber salário inferior a dois salários mínimos ou estar desempregado.

Os candidatos a ambos os benefícios deverão entregar os documentos que comprovem as suas informações (confira no quadro ao lado) de 4 a 10 de setembro, na secretaria da Fatec em que se inscreveu. No momento da entrega dos documentos, o candidato precisará preencher o requerimento de solicitação de isenção ou redução da taxa, que será fornecido pela própria secretaria.

Inclusão

O Sistema de Pontuação Acrescida da Fatec concede bônus sobre a nota do vestibular de 10% a estudantes da rede pública e de 3% a estudantes afrodescendentes. Se o aluno estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito aos acréscimos, os candidato devem fornecer suas informações no ato da inscrição para o vestibular, que será aberta no dia 6 de outubro. A comprovação de que cursou todo o ensino médio na rede pública será exigida no ato da matrícula, por meio da apresentação do histórico escolar.