Farmácias receberão reclamações

Diário do Grande ABC - Quarta-feira, dia 18 de outubro de 2006

qua, 18/10/2006 - 11h55 | Do Portal do Governo

Do Diário do Grande ABC

Sintomas adversos causados por medicamentos podem ser reclamados agora na própria farmácia. Na região, os consumidores terão à disposição 23 endereços.

A iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade de informações sobre efeitos colaterais e desvios de qualidade dos remédios comercializados no país.

As chamadas farmácias notificadoras são resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado. Em cada uma delas, é possível fazer queixas relacionadas a fabricantes ou revendedores.

Segundo o coordenador do programa, Marcos Mendes, as notificações serão analisadas, enviadas para a Anvisa e, posteriormente, ao Centro de Monitoramento Internacional da Organização Mundial de Saúde.

“A população, quando se deparar com algum problema, pode procurar as farmácias notificadoras e fazer suas reclamações. O profissional da saúde é isento de interesses coorporativos e poderá agir com imparcialidade”, diz.

Para participar do projeto, os donos de farmácia devem se inscrever no site do Conselho Regional e indicar um profissional da área para aderir ao curso. “A idéia vai facilitar a vida das pessoas. O brasileiro, por uma questão cultural, procura a farmácia para resolver diversos problemas. Esse será mais um deles”, completa o coordenador Mendes.