Segundo a diretora técnica de serviço da Regional de Saúde – DIR XI, Roberta Fiúza Ramos, além do sistema informatizado, as novas instalações comportam sala de espera com melhor infra-estrutura para atender os pacientes e seus acompanhantes.
Roberta afirma que os pacientes que já retiram medicamentos de alto custo continuarão a ser atendidos, porém de forma mais rápida. Os pacientes novos, por sua vez, devem comparecer no local com a receita e os formulários previstos legalmente. Em seguida, o médico autorizador fará a avaliação e, se o remédio estiver de acordo com os protocolos estabelecidos pelo SUS e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o paciente recebe o produto no mesmo dia.
“Antes, a demora era de três a quatro dias, pois eles encaminhavam os documentos para o médico autorizador avaliar, depois retiravam autorização na secretaria municipal do município de origem e, mais uma vez, voltavam ao HC para buscar a medicação”, explica Roberta.
Os medicamentos de alto custo são de uso contínuo e os valores variam de acordo com cada tratamento. Entre as enfermidades atendidas, estão a osteoporose, hepatite C, acne severa e asma.
Hoje estão disponíveis no novo espaço da farmácia do HC cerca de 200 itens. Em média, são atendidos 2.200 pacientes ao mês, por uma equipe de nove funcionários.
Serviço – A farmácia de alto custo, instalada no andar térreo do pavilhão central do HC da Medicina/Unesp/Botucatu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.