Farmácia de alto custo na Unesp de Botucatu agiliza atendimento

Jornal da Cidade - Bauru - Sexta-feira, 3 de junho de 2005

sex, 03/06/2005 - 8h45 | Do Portal do Governo

– Com sistema informatizado de controle logístico, as novas instalações da Farmácia de Alto Custo no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu (100 quilômetros a sudeste de Bauru) deve agilizar a entrega de medicamentos para os pacientes. O espaço, segundo a assessoria de imprensa da Faculdade de Medicina, será inaugurado no próximo dia 9, às 14h30, com a presença do secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A farmácia foi implantada por intermédio de uma parceria entre a universidade e o Governo do Estado.

Segundo a diretora técnica de serviço da Regional de Saúde – DIR XI, Roberta Fiúza Ramos, além do sistema informatizado, as novas instalações comportam sala de espera com melhor infra-estrutura para atender os pacientes e seus acompanhantes.

Roberta afirma que os pacientes que já retiram medicamentos de alto custo continuarão a ser atendidos, porém de forma mais rápida. Os pacientes novos, por sua vez, devem comparecer no local com a receita e os formulários previstos legalmente. Em seguida, o médico autorizador fará a avaliação e, se o remédio estiver de acordo com os protocolos estabelecidos pelo SUS e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o paciente recebe o produto no mesmo dia.

“Antes, a demora era de três a quatro dias, pois eles encaminhavam os documentos para o médico autorizador avaliar, depois retiravam autorização na secretaria municipal do município de origem e, mais uma vez, voltavam ao HC para buscar a medicação”, explica Roberta.

Os medicamentos de alto custo são de uso contínuo e os valores variam de acordo com cada tratamento. Entre as enfermidades atendidas, estão a osteoporose, hepatite C, acne severa e asma.

Hoje estão disponíveis no novo espaço da farmácia do HC cerca de 200 itens. Em média, são atendidos 2.200 pacientes ao mês, por uma equipe de nove funcionários.

Serviço – A farmácia de alto custo, instalada no andar térreo do pavilhão central do HC da Medicina/Unesp/Botucatu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.