Fapesp agirá no setor industrial, diz novo diretor

Folha de S. Paulo - São Paulo - Quinta-feira, 18 de novembro de 2004

qui, 18/11/2004 - 9h39 | Do Portal do Governo

Salvador Nogueira
Da reportagem local

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) deve entrar em uma nova fase de sua existência, não só financiando pesquisas mas também mobilizando outras instituições que possam fomentar o desenvolvimento tecnológico em escala industrial. Essa é a nova linha a ser seguida por Carlos Henrique de Brito Cruz, que assumirá a diretoria científica do órgão a partir do ano que vem.

Físico especializado no estudo de lasers e atual reitor da Unicamp, Brito Cruz foi nomeado ontem pelo governador Geraldo Alckmin, a partir de uma lista tríplice. Deve assumir o cargo em março do ano que vem, assim que for concluído o processo de escolha de seu sucessor na reitoria. Ele substituirá o também físico José Fernando Perez, que ocupa a diretoria científica há 11 anos.

‘Hoje a fundação é capaz de mobilizar outros atores, como a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) para entrar nessa nova fase, que ela mesma, sozinha, não pode bancar’, diz Brito Cruz, que atualmente ocupa o cargo de reitor da Unicamp. ‘Quando a gente está falando de pesquisa industrial, o custo é muito maior.’

Além de assumir esse papel como articuladora de novos atores no cenário do desenvolvimento tecnológico e industrial, a Fapesp deve seguir a linha de sucesso implementada nos últimos anos.

No âmbito da pesquisa acadêmica, o órgão deve seguir criando os projetos induzidos, como ocorreu nos investimentos em genômica que projetaram a pesquisa nacional no exterior. Quanto às áreas-alvo, ainda não há nada definido. ‘Será preciso discutir e debater o assunto com a comunidade acadêmica. Aliás, foi assim que surgiram os investimentos em genoma’, diz Brito Cruz.

No processo de nomeação, também foram preenchidas as vagas de diretor-presidente técnico-administrativo, a ser ocupada pelo oncologista Ricardo Brentani, professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor-presidente do Hospital do Câncer, e de vice-presidente da Fapesp, para a qual foi escolhido Marcos Macari, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp.