Faltas de professor reduzem nota de estudantes

Agora São Paulo - Segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

seg, 12/01/2009 - 10h27 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Um estudo feito pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo aponta que o aumento das faltas dos professores da rede tem relação direta com a dificuldade de aprendizagem dos alunos.

De acordo com a pesquisa, a cada ponto percentual de aumento no índice de absenteísmo dos docentes, os estudantes da 4ª série do ensino fundamental perdem 7,5% na nota de língua portuguesa e 8,5% na de matemática.

Para chegar a esses números, a secretaria cruzou dados das faltas dos professores com as notas médias das escolas estaduais no Saresp 2007 (exame da rede paulista).

Foi utilizado um modelo estatístico para comparar unidades com condições praticamente iguais, mas com taxas diferentes de absenteísmo.

Um exemplo: duas escolas, com o mesmo número de estudantes, na mesma região. Em uma, porém, 13% dos professores faltam todos os dias; na outra, 12%.

De acordo com a pesquisa feita em São Paulo, os estudantes da primeira escola tiveram 14 pontos a menos que os da segunda em língua portuguesa e 16 a menos em matemática no Saresp.

As notas médias da rede estadual como um todo foram, respectivamente, 187 e 183.

O mesmo padrão se repetiu para os diferentes perfis de escolas da rede estadual -ou seja, o resultado representa o comportamento de toda a rede estadual de ensino.

“Quando o professor falta, quebra o desenvolvimento das atividades”, afirma a coordenadora do Laboratório de Ideias (área da secretaria responsável por pesquisas), Priscila Albuquerque. “Os dados mostram que o substituto não é perfeito, mesmo que ele seja bem preparado.”

Uma reportagem publicada pela Folha em novembro de 2007 mostrou que, em média, 13% dos professores da rede estadual paulista faltavam todos os dias ao trabalho.

Desde então, o governo José Serra (PSDB) tem adotado medidas para diminuir o absenteísmo no sistema -métodos que recebem críticas das entidades representativas do funcionalismo e por parte dos pesquisadores. 

(LM)