Faculdade do Japão e USP discutem direito e saúde em SP

Folha de São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 2008

ter, 05/08/2008 - 14h29 | Do Portal do Governo

Em uma iniciativa inédita, as faculdades de medicina e de direito da USP se uniram à Faculdade de Keio, de Tóquio (Japão), para a realização de um simpósio com profissionais do direito e da saúde.

O evento, gratuito, faz parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa e acontece a partir do próximo fim de semana em São Paulo.

Entre os assuntos em pauta estão as doenças tropicais que chegaram ao Japão por meio dos dekasseguis, como a doença de Chagas, e os problemas psicológicos que afetam brasileiros que lá vivem. As palestras serão no teatro da faculdade de medicina e no centro de convenções Rebouças.

Na área do direito, serão discutidos crimes cometidos por brasileiros no Japão. Não há dados sobre quantos estão presos lá. No Brasil, há ao menos quatro acusados de crimes no Japão à espera de julgamento.

Segundo o advogado Kazuo Watanabe, da comissão organizadora, não há um acordo entre o Brasil e o Japão na área criminal, o que dificulta o andamento do processo criminal. Há 310 mil dekasseguis vivendo no Japão -70 mil com o visto permanente de residência. Outros 140 mil retornaram ao Brasil.

“A situação dos dekasseguis no Japão é preocupante. Muitos não têm acesso aos serviços de saúde, trabalham em jornadas extenuantes e sofrem de doenças físicas e psicológicas”, diz o médico Shinichi Ishioka.

Folha de São Paulo

(C.C.)