Fachada nova para a Rodrigues Alves

O Estado de S. Paulo - Segunda-feira, 28 de junho de 2004

seg, 28/06/2004 - 10h27 | Do Portal do Governo

A aluna mais antiga, Lamia Bagdade, 85 anos, esteve na entrega da restauração da escola. Até 2005, será reformado o interior

NATÁLIA ZONTA

A estudante mais antiga da Escola Estadual Rodrigues Alves, Lamia Bagdade, participou ontem da entrega da restauração da fachada do prédio, que fica na Avenida Paulista, e aprovou o resultado das obras. ‘Ficou igualzinho ao que era na minha época’, disse Lamia, 85 anos, que estudou na escola entre os anos de 1926 e 1929.

Com as fotos da época nas mãos, ela contou orgulhosa que cinco dos seus seis filhos também foram alunos do Rodrigues Alves. ‘Nunca deixei a escola. Sempre que tenho oportunidade venho fazer uma visita’, conta.

A restauração, que começou em julho de 2003, tem mais duas etapas. Ontem foi entregue a fachada renovada. Até novembro do próximo ano serão restauradas as partes interna do prédio e a estrutural, que cuidará das fiações e sistema hidráulico. O Banco Real, parceiro do governo do Estado no projeto, prevê um investimento de R$ 5 milhões.

Participaram do evento o governador Geraldo Alckmin, o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, a secretária estadual da Cultura, Cláudia Costin, e o presidente do Banco Real, Fábio Barbosa.

Para Alckmin, a fachada restaurada do prédio contribuiu para um contraste bonito na Avenida Paulista. ‘Parece um cromo afogado entre os arranha-céus. Dá até vontade de voltar a estudar’, comentou.

Alunos conscientizados para preservar patrimônio

Durante as obras, os 2.600 alunos do colégio foram instruídos sobre os benefícios de preservar o patrimônio. A Escola Rodrigues Alves foi construída em 1919 e o projeto é do arquiteto Ramos de Azevedo. Em 1985, o edifício foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado (Condephaat).