Fachada da estação da Luz será entregue no dia 24 com show

Folha de S. Paulo - Terça-feira, 6 de janeiro de 2004

ter, 06/01/2004 - 9h29 | Do Portal do Governo

Reforma do edifício deve ser concluída em 2005

Como parte da maratona de comemorações dos 450 anos da cidade São Paulo, as fachadas restauradas da estação da Luz (a que fica em frente ao parque da Luz e as laterais), na região central, serão entregues à capital paulista, com festa, no próximo dia 24.

Os andaimes começaram a ser retirados ontem e uma nova estrutura deverá ser montada nos próximos dias a fim de servir de cenário para um show musical gratuito que vai marcar a conclusão da primeira fase do projeto Estação da Luz da Língua Portuguesa, executado pela Fundação Roberto Marinho e pela Secretaria de Estado da Cultura em conjunto com outros dez parceiros.

As atrações do show ainda não estão confirmadas, afirma a assessoria de imprensa da fundação.

A expectativa é que a reforma do edifício esteja totalmente concluída apenas em 2005. Todo o projeto deverá custar R$ 30 milhões, que estão sendo bancados por patrocinadores beneficiados pela Lei de Incentivo à Cultura.

Além da restauração das fachadas da estação, inaugurada em 1901 pela São Paulo Railway Company, estão previstas ainda modificações na infra-estrutura interna da estação para que ela vire um espaço dedicado à preservação da língua portuguesa, com exposições, auditórios e uma biblioteca, entre outros equipamentos.

As obras de restauro das fachadas começaram em maio de 2003 e incluíram a pintura nas mesmas cores da década de 50 (quando, após um incêndio, a estação foi praticamente reconstruída), a recuperação do desenho original e de ornamentos e a restauração do relógio. Custaram R$ 4 milhões.