Extensão da Linha 2 sai até 2012

Jornal da Tarde

ter, 24/11/2009 - 7h38 | Do Portal do Governo

Ordem para construção de trecho foi assinada; serão 2,4 km por onde circularão monotrilhos 

Foi assinada ontem a ordem de serviço para a construção do primeiro trecho de prolongamento da Linha 2 – Verde do Metrô, que ligará as estações Vila Prudente e Oratório, na zona leste de São Paulo. São 2,4 km de extensão, por onde circularão veículos de tração elétrica e pneus, sistema conhecido como monotrilho. Esse intervalo, promete o governo, começará a funcionar no ano que vem.

Para a mesma linha estão previstos mais dois trechos. O de Oratório até São Mateus deverá ser entregue em 2011. O último, entre São Mateus e Cidade Tiradentes, em 2012. No final, a linha consistirá em 23,8 km, com 17 estações e 54 composições. Ao todo, estima-se que serão transportados 500 mil passageiros por dia. “Na hora do pico, vai passar um veículo a cada dois minutos”, afirmou o governador José Serra (PSDB).

“Essa linha, pelo fato de não ter de cavar túnel, vai ser mais breve”, disse Serra. “Acredito piamente que o (prefeito) Gilberto Kassab vai poder participar da sua inauguração.” Toda a linha de prolongamento será feita em via elevada, erguida a uma altura entre 12 e 15 metros.

O diretor de planejamento do Metrô, Marcos Kassab (que é irmão do prefeito), afirmou que haverá poucas desapropriações. “Cada estação exige um mínimo de desapropriação, mas são áreas pequenas.” No primeiro trecho, serão 12 imóveis, dos quais três são residenciais.

O prolongamento da Linha 2 está orçado em R$ 2,8 bilhões – R$ 1,8 bilhão sairá dos cofres do governo do Estado. O restante será desembolsado pela Prefeitura.